Print
Segunda Feira, 6 de Outubro de 2008
http://www.independent.co.uk/environment/green-living/Charles alveja gigantes das lavouras OGM em ataque mais violento até o momento 951808 html

Geoffrey Lean reportaDomingo 5 de Outubro de 2008

“Faz menos de dois meses desde que o Príncipe Charles foi alvo de uma saraivada de criticas cientificas, políticas e de comentários, por expressar, ainda mais uma vez, sua preocupação acerca de lavouras e alimentos OGM.”Ele foi amplamente acusado de “ignorância” e de “Ludismo”1, de ser rico demais para preocupar-se com ‘os com fome’ e, mesmo, de tentar aumentar as vendas de seus produtos orgânicos. Houve rumores de que Gordon Brown ficou irritado com a sua intervenção.

No entanto o Príncipe respondeu, aumentando a sua campanha e  pronunciando o seu discurso mais anti OGM até o presente, dando uma palestra – por vídeo – no Memorial Sir Albert Howard, ao grupo de pressão da Índia, Navdanya, quinta feira última. E deixou bem claro que iria continuar.”A razão pela qual eu fico levantando minha cabeça com 60 anos de idade, acima de um parapeito cada vez mais perigosa, não é porque não é bom para minha saúde,” disse ele, “mas precisamente porque acredito fundamentalmente que, a não ser que colaboremos com a natureza vamos deixar de restaurar o equilíbrio necessário para sobrevier nesta planeta”

Fiel à sua palavra ele mergulhou fundo no debate mais controverso e emocional, acerca das lavouras e alimentos OGM, destacando os suicídios de pequenos agricultores. Dezenas de milhares se suicidaram na Índia depois de endividados. Os suicídios aconteciam muito antes da introdução das lavouras OGM, mas os defensores afirmam que a tecnologia  piorou as coisas porquê as sementes eram mais caras e não produziram o aumento de produtividade correspondente.

Isto é vigorosamente contestado pela indústria da biotecnologia, porém dois relatórios oficiais sugerem que pode haver uma conexão possível.

O Príncipe Charles não teve dúvidas na sua palestra, proferida a convite do DR. VANDANA SHIVA , fundador da Navdanya, e um dos principais defensores da culpa da tecnologia pelas mortes. Ele falou da “velocidade verdadeiramente espantosa e trágica do aumento de suicídios de pequenos agricultores na Índia, devidos, em parte, ao insucesso de muitas das variedades de lavouras OGM.”

Boa parte da controvérsia gira em torno das alegações de insucesso de um algodão OGM da Monsanto chamado  Bollguard. A empresa OGM diz que “os agricultores na Índia tiveram sucesso”  e cita uma pesquisa em seu apoio. Seus adversários apresentem provas próprias para mostrar o contrário.

Mas o Príncipe Charles não parou por aí. Ampliando a sua ofensiva ele disse que “qualquer “lavoura OGM inevitavelmente vai contaminar os campos adjacentes” tornando impossível manter a integridade de lavouras orgânicas e convencionais. Pela primeira vez na historia isto conduziria a “um sistema único de cultivo, efetivamente destruindo a opção de escolha por todos” e “de transformar toda a controvérsia em um problema de moral global.” Ele citou o Mahatma Gandhi que condenava o “comércio sem moralidade” e  uma “ciência sem humanidade.” Acrescentou ele: “Deve-se com toda certeza fazer a pergunta, se – seja apenas sob o ponto de vista do princípio da precaução – talvez fosse prudente conservar algumas áreas no mundo, livres de agricultura baseada nos OGMs.”

O Príncipe atacou o argumento de que “os alimentos OGM agora são necessários para alimentar o mundo”, dizendo que a evidência mostra que o rendimento das lavouras modificadas é “de modo geral menor do que das sua congêneres convencionais.” Foram chamadas por ele de “desvio errado no caminho para alimentar o mundo de uma maneira sustentável ou durável” e “uma maneira arriscada e dispendiosa, desviando  atenção e recursos de soluções a longo prazo, tais como variedades de lavouras que se dão bem com sistemas de baixos insumos que, por sua vez, não dependem de combustíveis fosseis.” Havia reais provas “para mostrar que uma população mundial crescente pode ser alimentada com mais sucesso, no longo  prazo, por sistemas agrícolas que manejam o solo dentro dos seus limites ambientais.”

 Pesquisas recentes mostram, ele acrescentou, que técnicas de  agricultura orgânica aumentaram o rendimento no Brasil em 250 por cento e na Etiópia de cinco vezes, enquanto o maior estudo agrícola internacional – encabeçado pelo Professor Bob Watson, atualmente cientista chefe do Departamento para Alimentação, Meio Ambiente e Assuntos Rurais – apoiou a agricultura orgânica, de preferência aos OGMs para resolver a fome mundial.
Kirtana Chandrasekaran da Friends of the Earth disse: “O Príncipe Charles está certo quando diz que lavouras OGM e a agricultura industrial dão lucros às grandes empresas e não estão alimentando os mais pobres.”
“Charles: ’Eu culpo as lavouras OGM pelos suicídios dos agricultores’”.