Print
–––––––––––––––––––––––––––- 
RESUMO MENSAL – SUMÁRIO
–––––––––––––––––––––––––––- 
CAMPANHAS DO MÊS
PRÍNCIPE CHARLES SE MANIFESTA / CRISE ALIMENTAR
LOBBYWATCH
LOBBYWATCH ESPECIAL
CONFERÊNCIA IRLANDESA PRO-OGM
FUSO DE EMPRESAS
SUPER ERVAS INVASORAS
CITAÇÕES DO MÊS
RESISTÊNCIA / INTERDIÇÕES AOS OGMs
MEIO AMBIENTE
CONTAMINAÇíO
CRIMES DAS EMPRESAS
RISCOS À SAÚDE
COLAPSO DA REGULAMENTAÇíO NA ÍNDIA
NOTÍCIAS DAS EMPRESAS
BIO ARMAS
ÁRVORES OGM
ENCRUZILHADAS GENÉTICAS


–––––––––––––––––––––––––––––- 
CAMPANHAS DO MÊS
–––––––––––––––––––––––––––––- 

+ CAMPANHA NOS SUPERMERCADOS DO RU
Houve um pedido URGENTE de cartas aos supermercados do Reino Unido (RU), para reforçar o nível da preocupação pública acerca de alimentos OGM. Obviamente o importante, para um impacto máximo, é que a carta seja tão pessoal quanto possível. Para aqueles que o querem, uma carta modelo encontra-se disponível no site da GM Watch, com endereços para cada um dos  supermercados a contatar. POR FAVOR, DIVULGUE AO MÁXIMO ESTA CAMPANHA.
Obrigado
http://www.gmwatch.eu/archives/27-UK-SUPERMARKETS-CAMPAIGN.html

+ EUA: CIDADíOS CONTRA BETERRABAS AÇUCAREIRAS OGM
Cidadãos do estado do Michigan estão promovendo um boicote à Kellogg, para pressionar a companhia a rejeitar o açúcar da beterraba açucareira OGM Roundup Ready da Monsanto e de despertar, no mercado, uma ampla rejeição a estes produtos, desde cereais para bebês até balas. Links para todos os detalhes do boicote aqui.
 aqui.http://gristmill.grist.org/story/2008/8/7/164144/8933

–––––––––––––––––––––––––––––-
PRINCIPE CHARLES SE MANIFESTA / CRISE ALIMENTAR
–––––––––––––––––––––––––––––-

+ O PRINCIPE CHARLES ALERTA QUE LAVOURAS OGM SíO UM ENORME DESATRE AMBIENTAL
Em uma história que esteve nas manchetes do Daily Telegraph do RU e que desencadeou uma tempestade de interesse na mídia, o Príncipe Charles alerta que lavouras OGM são o “maior desastre ambiental de todos os tempos”, e que as empresas estavam conduzindo um “gigantesco experimento”,o qual saiu errado, com “a natureza e com toda humanidade.”

Depender de “empresas gigantescas” para alimentos, disse ele, resultará “num desastre completo”. “Isto seria a destruição completa de tudo... é a maneira clássica de assegurar que não haverá alimentos no futuro,” disse ele. “Deveríamos estar falando a respeito de segurança e não da produção de alimentos – é isto o que importa e é isto o que as pessoas não querem entender.
 
“E se pensam que, de um modo ou de outro, isto vai funcionar porque eles terão um modo inteligente de engenharia genética após outro, deixem-me de fora, pois é garantido que isto causará o maior desastre ambiental de todos os tempos.”
http://www.gmwatch.eu/archives/15-Prince-of-Wales-in-tune-with-public-and-independent-scientific-opinion.html

+ PRÍNCIPE APOIADO POR RELATÓRIO
Os comentários do Príncipe vieram logo em seguida ao relatório de Avaliação Internacional da Agricultura (IAASTD sigla em inglês), realizada por 400 cientistas e endossado por 60 paises, incluindo o RU. O relatório não apresentou provas conclusivas de que lavouras OGM aumentam a produtividade ao longo do tempo. Alertou, mesmo, que se a produtividade das lavouras subir futuramente devido aos OGMs, isto poderia conter um custo ambiental e social inaceitável, com solos degradados, aceleração das mudanças climáticas e uma traição para os pobres da Terra.

A indústria da biotecnologia abandonou o IAASTD num acesso de “ofendida”, quando ficou claro que o relatório não iria endossar as lavouras OGM. O relatório aprovado afirma que “negócios como sempre” não era mais uma opção, e que ciência e tecnologia precisam aprender a trabalhar juntas com o conhecimento tradicional e com as comunidades indígenas, para achar soluções locais de agricultura.
http://sustainablefoodmonitor.org/content/iaastd-overhaul-agriculture-systems-ne

+ MINISTROS FURIOSOS
Diz-se, em particular, que os ministros do RU estão furiosos com as observações do Príncipe, que, acreditam, arriscam tornar-se uma crise institucional. Uma fonte trabalhista diz que o Príncipe “ultrapassou os limites.”
http://www.telegraph.co.uk/news/newstopics/theroyalfamily/2571514/Prince-Charles-wrong-on-GM-says-minister.html

+ WOOLAS AFIRMA QUE O GOVERNO PROSSEGUIRÁ COM OGMS.
Phil WOOLAS, ministro do meio ambiente do RU, afirma que o governo tem a “responsabilidade moral” de investigar se os produtos OGM poderiam ajudar a aliviar a fome no mundo em desenvolvimento. “Encaramos isto como parte de nossa estratégia africana” Ele também disse ao The Sunday Telegraph que o governo iria adiante com testes com lavouras OGM além de encarar, na Inglaterra, uma mudança para um regime mais “liberal” a não ser que provas cientificas mostrem que estas lavouras foram prejudiciais.
http://www.telegraph.co.uk/news/newstopics/theroyalfamily/2571514/Prince-Charles

+ CHARLES CHAMADO DE “LUDDITA” 
Uma porção de parlamentares do Partido Trabalhista atacaram o Príncipe como “Luddita”.
http://www.dailymail.co.uk/news/article-1044146/Prince-Charles-battle-ministers-

+ O PRINCIPE CHARLES ESTÁ COM A RAZíO – GOVERNO ESCOCÊS
O governo escocês apóia o raciocínio do Príncipe Charles, afirma o ministro do meio ambiente Michael Russell: “OGMs não são a panacéia que seus defensores alegam que são, e os perigos das lavouras OGM excedem as suas vantagens.” Russell acrescenta que o governo da Irlanda do Norte concorda (assim como a Assembléia  do País de Gales – GM Watch).
http://www.sundayherald.com/oped/opinion/display.var.2432193.0.on_principle_we_should_back_prince.php


+ CIENTISTAS DO CENTRO JOHN INNES ATACAM O PRINCIPE
Cientistas do Centro John Innes no condado de Norfolk, principal instituto de pesquisa OGM no RU, chamaram o ataque do Príncipe de Gales contra as lavouras OGM de “chocante e mal informado”.
http://new.edp24.co.uk/content/news/story.aspx?brand=EDPOnline&category=News&tBrand=EDPOnline&tCategory=News&itemid=NOED13%20Aug%202008%2020%3A53%3A33%3A637

+ PRÍNCIPE TUDO MENOS MAL INFORMADO – GENETICISTA DE PLANTAS
O Dr. Jeremy Bartlett, geneticista de plantas treinado no Centro John Innes, em uma carta ao Eastern Daily Press, considera as observações do Príncipe como “tudo menos mal informadas” e explica porquê.
http://www.gmfreeireland.org/news/index.php

+ APOIO AO PRÍNCIPE
Kavitha Kuruganti do Centro de Agricultura Sustentável, na Índia, diz: “Muitos de nos na Índia estamos atentos e lendo com muito interesse os relatórios vindos do RU, sobre as declarações e os pontos de vista do Príncipe Charles acerca das lavouras OGM. Há dezenas de organizações da sociedade civil que registraram, aqui, sua aprovação aos pontos de vista do Príncipe.

Ele está certo em apontar que a engenharia genética apenas vai acrescer os problemas que já existem – e porque não, considerando que estamos nos dirigindo às mesmas empresas que, em primeiro lugar, criaram estes problemas. Milhões de pequenos agricultores, em paises como o meu, somente terão meios de vida sustentáveis, quando puderem se livrar da ciência & tecnologia corporativas, que o tempo todo, apenas procuram lucros.

{+ AINDA MAIS APOIO PARA O PRÍNCIPE
http://www.yorkshirepost.co.uk/letters-to-the-editor/Prince-Charless-principled-stand-on.4425856.jp
http://www.telegraph.co.uk/news/newstopics/theroyalfamily/2571514/Prince-Charles-wrong-on-GM-says-minister.html
http://www.gmwatch.eu/archives/15-Prince-of-Wales-in-tune-with-public-and-independent-scientific-opinion.html
http://www.gmwatch.eu/archives/15-Prince-of-Wales-in-tune-with-public-and-independent-scientific-opinion.html
http://www.guardian.co.uk/commentisfree/2008/aug/13/gmcrops.food
http://www.guardian.co.uk/commentisfree/2008/aug/14/gmcrops.food1
http://www.people.co.uk/news/tm_headline=charles-right-on-gm-crops&method=full&objectid=20700397&siteid=93463-name_page.html

+ ÓLEO, GENÉTICA E O FIM DA ALIMENTAÇíO BARATA
A alimentação “barata” das 5 últimas décadas tem-se baseado no desperdício  de combustíveis fósseis, afirma  Peter Melchett da Soil Association em uma carta ao The Guardian: “A agricultura industrial requer a transformação de óleo em alimentos, porque óleo e gás natural são usados para extrair nitrogênio do ar para dentro de um saco de adubo artificial. ” Ele acrescenta: “Todas as lavouras OGM atuais são tão dependentes de óleo, como qualquer outro sistema lavoura não orgânica, o que é uma das  razões pelas quais o Principe Charles estava com a razão, quando as criticou tão  asperamente.”
http://www.guardian.co.uk:80/theguardian/2008/aug/19/5



+ PÍNCIPE CHARLES VISTO COMO “GUARDIíO DA ZONA RURAL”
Uma pesquisa publicada pouco depois do Príncipe de Gales se pronunciar acerca dos OGMs, mostra que ele é visto por muitos como o melhor guardião da zona rural britânica. A pesquisa na qual o Príncipe liderou, foi conduzida pela revista Country Life, que é pro OGM!
http://www.telegraph.co.uk/earth/main.jhtml?xml=/earth/2008/08/20/eacharles120.xml

+ PRINCIPE CHARLES ESTÁ COM A RAZíO – UMA PERSPECTIVA AFRICANA
+ MINISTRO DO RU DEVIA FAZER SEUS DEVERES DE CASA – VANDANA SHIVA
“Encaramos isto como parte de nossa estratégia africana”.

O Dr. VANDANA SHIVA responde em um artigo para o Daily Telegraph. “A crise atual de (alimentos) é resultado de especulação e desvio das lavouras para alimentos para lavouras de biocombustiveis”. SHIVA acrescenta, “Produtividade e poder de recuperação são características multigenéticas e que não existe, atualmente, nenhuma lavoura OGM projetada para alta produtividade. Imaginar-se-ia que um ministro do meio ambiente sentiria a necessidade de investigar, se uma agricultura biodiversa e ecológica poderia ajudar a achar uma solução para a fome, especialmente na África.

A Avaliação Internacional, recentemente concluída, sobre Agricultura, Ciência e Tecnologia, conclui que os OGMs e a agricultura industrial não são a solução. A agricultura em pequena escala é resposta à pobreza e à fome. O Sr. Woolas deveria ler o relatório.”
http://www.telegraph.co.uk/earth/main.jhtml?xml=/earth/2008/08/21/eashiva121.xml

+A ÁFRICA NíO PODE DAR-SE AO LUXO DE DEPENDER DA MONSANTO
A África não pode dar-se ao luxo de hipotecar sua segurança alimentar a empresas como a Monsanto, escreve George Ogola, lente na Universidade Central do condado de Lancashire. Ogola acrescenta que as críticas do Ministro do Meio Ambiante do RU, Phil Woolas, aos comentários do PrÍncipe Charles como “totalmente Luddistas”  parecem-se como os “pontos de vista de um vendedor da Monsanto.”
http://www.bdafrica.com/index.php?option=com_content&task=view&id=9530&Itemid=5821

+ FAZENDAS MENORES SIGNIFICAM SEGURANÇA ALIMENTAR
A Christian Aid afirma que a tecnologia OGM requer financiamentos e favorece as grandes fazendas: “Isto, inevitavelmente, desatenderá à maior parte da população africana e está longe de garantir os ganhos de produtividade indispensáveis.”
http://www.guardian.co.uk/environment/2008/aug/23/food

+ O ATAQUE DE DOMINIC LAWSON AO PRÍNCIPE
De longe a resposta mais sórdida às críticas do Príncipe Charles à agricultura e agroindústria OGMs, veio do jornalisata Dominic Lawson, em um artigo mal fundamentado para o The Independent, dizendo que “o Príncipe tem o direito a suas opiniões mas não à sua ignorância”. Os comentários dos leitores sobre este artigo, no site do The Independent, de modo geral apoiaram o Príncipe e criticaram Lawson.

+ NíO SE DEIXEM ENGANAR PELA PUBLICIDADE OGM – PARLAMENTARES DA UE
“Não podemos cair na publicidade das grandes empresas de biotecnologia na promoção dos OGMs  em favor dos seus próprios lucros” escreve a parlamentar da UE Jill Evans no The Western Mail: “Entre outros elas nos fariam acreditar que seus produtos poderiam ser uma solução fácil para os preços crescentes dos alimentos.” Mas, diz Evans, nada poderia estar mais longe da verdade.
http://www.walesonline.co.uk/2008/08/19/don-t-be-taken-in-by-gmo-publicity-91466-21556037/

+ OGM MONSTRO DO LUCRO
Do Eco Soundings no The Guardian: A Monsanto, que atualmente retém virtualmente o monopólio das vendas de sementes de soja, algodão e  milho, acabou de obter um recorde de lucros em meio a uma crise mundial de alimentos. Isto não impediu que escrevesse aos agricultores dos EUA, dizendo que os “desafios da concorrência” “forçaram-na” a aumentar o preço de seus herbicidas em mais do que 50%, e o preço das sementes de milho e soja em 35%. Doze Estados e 35 grupos de agricultores e de cidadãos estão pedindo uma investigação nas práticas competitivas da Monsanto.
http://www.guardian.co.uk/environment/2008/aug/20/1

+ MONSANTO TESTA SEUS MÚSCULOS
Um importante artigo do comentarista Alan Guebert, explora o tema de como a Monsanto está aproveitando, ao máximo, a sua posição monopolista de sementes OGM e o mercado correspondente de produtos químicos, e os agricultores estão pagando um preço salgado. Na esteira de aumentos maciços nos preços do Roundup, a empresa prepara–se para elevar o preço da semente do milho para acima de $300 a saca.
http://www.thehawkeye.com/column/Guebert-081008

+ ENTREVISTA COM HUGH GRANT DA MONSANTO
O presidente da Monsanto Hugh Grant engana quando alega, em entrevista extraordinária e sem contestação, que a sua empresa já está ajudando a alimentar o mundo, através de sementes melhores! Ele diz, também, que o algodão BT esta reduzindo o uso de pesticidas e que as sementes OGM vão solucionar a escassez global de água.
Transcrição em
http://marketplace.publicradio.org/display/web/2008/08/20/corner_office_grant_transcript/

IMPROVáVEL QUE SEMENTES OGM AJUDEM AOS AGRICULTORES DE MALAWI
O presidente da Monsanto, Hugh Grant, recentemente esteve promovendo OGMs em uma conferência sobre o futuro da agricultura mundial, no Malawi. Em um artigo para o New Statesman, John Vidal pergunta se as lavouras OGM ajudarão aos agricultores pobres no Malawi, Ele conclui que as probabilidades de que estes agricultores sejam beneficiados pelos OGMs é “extremamente remota” e que seria “criminoso” pedir que eles assumam o risco.
http://www.newstatesman.com/food/2008/08/malawi-world-seeds-technology

+ FOME MUNDIAL? QUE ELES COMAM BIOCOMBUSTÍVEIS / ORGNICOS PODEM ALIMENTAR O MUNDO
Uma carta ao The Independent assinala que os biocombustiveis são a maior causa da crise de alimentos. Outra carta afirma que há provas de que em um mundo de preços crescentes do petróleo e das alterações climáticas, a agricultura orgânica pode alimentar o mundo.
http://www.independent.co.uk:80/opinion/letters/letters-defining-britishness-910781.html

+ A VERDADE SOBRE OS OGMS – DR. COLIN TUDGE
Em um artigo brilhante para o New Statesman, o Dr. Colin Tudge, biólogo e escritor científico premiado, pergunta, “A tecnologia OGM alimentará o mundo – ou destruirá a agricultura e a saúde humana, em nome do lucro das corporações; como saberemos, se a ciência está à venda?”
http://www.newstatesman.com/food/2008/08/technology-feed-crops-farming


–––––––––––– 
LOBBYWATCH
–––––––––––– 

+ NINA FEDEROFF –  DIPLOMATA OGM
O The New York Times recentemente publicou uma entrevista com Nina V. Federoff, “consultora cientifica e tecnológica” para o Departamento de Estado e da Agência Internacional para Desenvolvimento dos EUA. Federoff tem um carinho especial pelos OGMs, e diz: “Praticamente não existe alimento que não esteja modificado geneticamente. A modificação genética é a base de toda a evolução... O paradoxo consiste em que agora que inventamos técnicas que introduzem apenas um gene sem desarranjar o resto, alguns pensam que isto é terrível. ”
Não é de surpreender que Federoff tem ligações com a indústria da biotecnologia, conforme detalha Tom Philpott do Grist em um artigo
emhttp://gristmill.grist.org/story/2008/8/25/123816/462


–––––––––––––––––––––––––––––-  
LOBBYWATCH ESPECIAL: CONFERÊNCIA IRLANDESA PRO-OGM
–––––––––––––––––––––––––––––-

 + CRÍTiCAS AO APOIO DA CONFERÊNCIA OFICIAL À ALIMENTAÇíO OGM.
Grupos de resistência ao plantÍo de alimentação OGM  criticaram o Governo Irlandês por permitir à Autoridade Irlandesa para Desenvolvimento da Agricultura e da Alimentação,  de promover uma grande conferência pro-OGM na cidade de Cork. O grupo Euro-Toques Ireland, de chefs de cozinha, apelaram ao governo que reafirmasse sua promessa de negociar, para manter a Irlanda livre de lavouras OGM. Euro-Toques disse que a conferência, chamada de Biotecnologia Agrária para um Futuro Competitivo e Sustentável (ABIC – sigla em inglês), promove algas, lavouras, árvores, peixes e criação OGM, como solução para o aumento do preço dos alimentos e das alterações climáticas.

Comentário de GM Watch: A conferência em pauta está se realizando na Universidade da Irlanda, onde o controverso burocrata do governo canadense, Shane Morris tem sua base nos últimos meses. Espera-se um comparecimento maciço do governo e da embaixada canadenses.
http://www.irishtimes.com/newspaper/ireland/2008/0823/1219416998929.html

+ LAVOURAS NíO OGM MAIS RENDOSAS – CIENTISTA DO GOVERNO DO RU
O congresso de escoteiros pro OGM da ABIC, na Irlanda, não correu totalmente de acordo com os planos. Duas contribuições em particular, provaram-se embaraçosas para os organizadores.  Uma veio do cientista chefe, o Prof. Bob Watson do Departamento do Meio Ambiente, Alimentação e Assuntos Rurais (Defra – sigla em inglês) do ministério do governo do RU, a outra do Prof. Dennis Murphy, que chefia o departamento de biotecnologia da Universidade de Glamorgan.

O Prof. Murphy aparentemente fez declarações na conferência como: “nada tem acontecido na biotecnologia comerciai durante os últimos 15 anos... estmos) confiando na 1a geração de produtos OGM cujo desempenho está abaixo das espectativas...  precisamos reduzir nossa obsessão com os OGMs,  eles não alimentarão o mundo, talvez uma pequena parte.
o entretempo o Prof. Watson disse que financeiramente as lavouras OGM não eram tão lucrativas como as convencionais e que era incorreto atribuir a fome na África à falta de lavouras OGM.
OGM “VITAL” PARA FAZER FRENTE ÀS NECESSIDADES MUNDIAIS DE ALIMENTOS – CONFERÊNCIA OGM
Comentário de GM Watch: Spillane chefia o laboratório de OGMs para qual se retirou o burocrata Shane Morris, do governo canadense, no auge do escândalo do “milho bichado”. Spillane posteriormente publicou um documento com Morris, atacando a regulamentação de OGMs da UE. Morris continua, enquanto na Universidade de Cork com Spillane, a ser funcionário do governo canadense. A base dos organizadores desta conferência pro-OGM está no Canadá.
http://www.gmfreeireland.org/news/index.php

+ O VERME EM AÇíO
Antes da abertura do evento da ABIC, a parlamentar Kathy Sinnott and Michael O'Callaghan da Irlanda livre de OGMs, deram uma entrevista à imprensa na qual criticaram o apoio de sete agências governamentais à conferência, e pediram ao governo que financiasse uma conferência independente sobre alimentação e agricultura livres de OGMs, em linha com a política oficial do governo. Conforme Michael O'Callaghan, “Shane Morris apareceu, sem ser convidado, na entrevista à imprensa e, em seguida, igual a um macaco adestrado, levantava folhas de papel com os dizeres ‘papo furado’, ‘pura besteira’, ‘mentiras’, etc., toda vez que um dos entrevistados dizia alguma coisa com que ele não concordava! Na sessão de perguntas e respostas, depois de nossa entrevista, ele ficava interrompendo quem estava com a palavra. Foi preciso que eu mandasse que calasse a boca!”

Do lado de fora da conferência, onde havia manifestantes reunidos, Morris foi visto mostrando um aviso dizendo “Abaixo com esta espécie de coisa” – aparentemente inspirado por uma cena  da série "Father Ted", da TV! Soubemos também, de um participante da conferência, a respeito de um cartaz exibido por Morris durante o evento, informando sobre uma pesquisa que ele estava fazendo a respeito das opiniões de cientistas irlandeses sobre OGMs, e adivinhe o que? Há a suspeita de que possa conter uma amostra distorcida! Dizem-nos que nenhum medico foi pesquisado (historicamente médicos são cautelosos a respeito de OGMs) Mesmo sem médicos os resultados são de surpreender: 35% dos cientistas irlandeses não comprariam alimentos OGM para nenês e 40% não comprariam alimentos OGM de qualquer tipo.
http://www.gmfreeireland.org/news/index.php

Para mais sobre o escandalo do “milho bichado” veja em: Deputado Michael Meacher – correspondência com o Alto Comissário do Canadá
http://www.gmfreeireland.org/morris/meacher.php
Milho  falsificado, Private Eye, Novembro de 2007
http://www.bioscienceresource.org/news/news10.php
Besteiras sobe o milho, Private Eye, Janeiro de 2008
http://www.gmfreeireland.org/morris/privateeye.php
Alguns dos Principais Especialistas Exigem Retratação do Artigo “Milho Bichado” do periódico British Food Journal, Janeiro de 2008
http://www.mindfully.org/GE/2008/Wormy-Corn-BFJ24jan08.htm
Camara dos Comuns do RU: Uma Moção Matutina condena Shane Morris
http://edmi.parliament.uk/EDMi/EDMDetails.aspx?EDMID=34547&SESSION=891

–––––––––––––––––––––––––––––-
FUSíO DE EMPRESAS
–––––––––––––––––––––––––––––-

+ PRESENTE DO USDA À MONSANTO
As taxas de seguro, a preço de banana, das lavouras OGM do Departamento da Agricultura dos EUA (USDA) arriscam levar à falência os cofres públicos, escreve o Prof. Joe Cummins em um artigo para a ISIS. Em setembro de 2000 a Empresa Federal de Seguros para a Lavoura, aprovou um programa piloto de Endosso à Produtividade Biotecnológica (BYE sigla em inglês), que permite aos agricultores que plantam milho OGM da Monsanto, receber um seguro colheita a um custo muito reduzido de entre 20 e 70 por cento. As políticas de seguro para colheitas seguram os produtores contra quebra de produtividade devida a causas como secas, excesso de chuvas, granizo, vento, geada, insetos e doenças – apesar  das lavouras OGM terem sido projetadas para dar proteção, apenas contra duas espécies de pragas e para resistência a herbicidas.
http://www.i-sis.org.uk/USDAgifttoMonsanto.php

+ DAVID CONTRA MONSANTO
Lauren David é a última, numa longa fila de agricultores americanos, a serem processados pela MONSANTO por roubo de seus genes patenteados. David foi multada em US $786,989 por plantar sementes que ela produziu a partir de sementes de soja Roundup Ready.
http://www.centredaily.com/business/story/794006.html


––––––––––––––––––––– 
SUPER ERVAS INVASORAS
–––––––––––––––––––––

 “APIOR PRAGA DESDE QUE O BICUDO” ATINGIU OS EUA
  
 De acordo com um artigo no The Times e no Democrat, os cotonicultores da Georgia estão sendo subjugados pela super erva invasora resistente ao glifosato, o amaranto (Amaranthus palmeri). O problema tem como causa a ampla utilização do algodão OGM da Monsanto, resitente ao glifosato.

John Olson plantador de algodão, soja e milho disse que um boa maneira de descrever o ano agrícola de 2008 seria o “ano das ERVAS INVASORAS”. “Em nosso programa de herbicidas precisamos obter uma completa linha nova de produtos químicos,” disse ele

O Agente da Extensão Clemson, especialista em safras do Município de Calhoun, Charles Davis, disse que enquanto vizinhos ao sul da Geórgia viram algumas de  suas lavouras de algodão totalmente dizimadas pelo amaranto, lavouras locais, no entanto, não sofreram devastação total. “Ainda não abandonamos fazendas como fizeram na Geórgia” disse David. “E não queremos chegar a  esse ponto.”
http://www.thetandd.com/articles/2008/08/11/news/doc48a0b9335b8c2586375444.txt


––––––––––––––– 
CITAÇÕES DO MÊS
–––––––––––––––

+ AGRICULTORES POBRES NíO BENEFICIADOS
“(A) variação (do desempenho das lavouras OGM), combinada com os altos custos das suas sementes, criam sérios riscos para os pequenos agricultores, que certamente não estão sendo beneficiados com as lavouras OGM.” – Dominic Glover, um especialista em desenvolvimento, que tem acompanhado a história das lavouras OGM e da indústria da agrobiotecnologia nos paises em desenvolvimento durante os últimos 8 anos.
http://www.gmwatch.eu/archives/25-Dominic-Lawsons-attack-on-Prince-Charles.html

“A Itália teve seu Mussolini, a Alemanha seu Hitler. O mundo tem agora dez empresas gigantescas controlando nosso sistema de alimentos e criando um fascismo dos alimentos. Fascismo dos alimentos significa um fim dos alimentos, exatamente como, na Europa significou um fim da liberdade.”  – Vídeo intrevista com o Dr. VANDANA SHIVA, vice presidente da Slow Food International, em:
http://multimedia.slowfood.it/index.php?method=multimedia&action=zoom&id=24084


+ EXPLORANDO A CRISE ALIMENTAR
“A indústria OGM está simplesmente usando o grande interesse pelos preços dos alimentos, como um veículo de propaganda para seus produtos. Isso fica evidente pela nova associação entre a Monsanto e outros gigantes do agronegócio – a Aliança para Abundância de Alimentos e Energia. O grupo foi formado para promover os biocombustiveis – que elevam o preço dos alimentos – com uma mão, enquanto com a outra mão oferecem lavouras OGM como solução para estes altos preços.

 “O Príncipe Charles e outros, preocupados com a proliferação das lavouras OGM, não estão procurando ‘limitar a produção de alimentos num tempo de fome crescente’, mas dar prioridade às necessidades dos bilhões e tanto de pequenos agricultores no mundo, de preferência às dos grandes negócios.”  – Clare Oxborrow, Friends of the Earth RU
http://www.guardian.co.uk/environment/2008/aug/24/gmcrops.food
–––––––––––––––––––––––––––––- 
RESISTÊNCIA / INTERDIÇÕES AOS OGMS
–––––––––––––––––––––––––––––- 

+ HERSHEY DO BRASIL SE DECLARA LIVRE DE OGMS
O fabricante de chocolate em barras Hershey do Brasil, anunciou que não mais comprará seus ingredientes da Cargill, um dos maiores fornecedores de alimentos, porquê esta empresa não pode garantir que sua soja, leticina e óleos não são OGM.
http://gristmill.grist.org/story/2008/8/7/164144/8933

+ MORATÓRIA OGM PODE SER EXTENDIDA NA AUSTÁLIA OCIDENTAL
Com a eleição estadual marcada para 6 de Setembro, o governo trabalhista garantiu uma extensão de quatro anos, para a atual moratória para lavouras OGM e um limite de 10 hectares para testes com canola OGM. O Partido Liberal prometeu testes OGM em larga escala e a introdução de algodão OGM. Os Verdes e a Aliança Socialista confirmaram sua total oposição às lavouras OGM.
http://www.greenleft.org.au/2008/764/39452


+ VITÓRIA! – TASMNIA LIVRE DE OGMs
O Comitê pluripartidário da Tasmânia recomendou, que a interdição à liberação de safras OGM para alimentação deve ser estendida e revista depois de cinco anos. “A interdição aos OGMs ajuda em isolar os estados dissidentes de Vitória e NGS, que permitem que, neste ano, a canola OGM, resitente ao Roundup da Monsanto seja cultivada comercialmente”, diz Bob Phelps Diretor da Gene Ethics.
http://www.parliament.tas.gov.au/CTEE/genetech.htm

+ NOVA AÇíO ANTI LAVOURAS OGM NA FRANÇA
Uma centena de “ceifadores voluntários”, incluindo o veterano ativista José Bové, destruiu dois campos de milho MON810 da Monsanto, cujo cultivo atualmente está proibido na França. “Estes eram testes comerciais da Monsanto, baseados no milho MON810 com inserção de genes resistentes a  herbicidas. O MON810 foi banido desde Fevereiro de 2008 e a Monsanto continua tentando forçar sua aprovação,” disse Bové.
http://www.lexpress.fr/actualite/depeches/infojour/reuters.asp?id=76974

+  CATALUNIA DIZ NíO AOS OGMs
No dia 20 de Agosto, acima de 105.896 assinaturas contra os OGMs, foram entregues ao Parlamento Catalão.
www.somloquesembrem.org/img_editor/file/
Press%20Note%20OGM%20-%20English%20version%2020_08_2008.doc


–––––––––––––––––––––––––––––- 
MEIO AMBIENTE
–––––––––––––––––––––––––––––- 

+ ARGENTINA: SOJA – LUCROS ALTOS AGORA, O DIABO A PAGAR MAIS TARDE
A expansão da soja na Argentina teve sérios impactos ambientais, de saúde e econômicos, diz um artigo da Inter Press Service. O avanço da soja substituiu florestas nativas com a sua riqueza biodiversificada, apossa-se de terras usadas pela agricultura familiar e das terras indígenas. Super ervas invasoras resistentes ao glifosato também são um problema.
http://ipsnews.net/news.asp?idnews=43353
+ SUPER ERVAS INVASORAS ROUNDUP READY
Resumo de um artigo sobre super ervas invasoras causadas por plantações OGM:
“Ora! Como foi possível que tomássemos uma erva daninha como a buva – que há 15 anos atrás não era um problema – e a transformamos em um enorme problema?
“Bem, nos a pulverizamos com Roundup e a matamos repetidamente. Depois, de repente, ela se tornou resistente. Simultaneamente adotamos, em grandes áreas, o plantio direto. Foi assim que, no Sul, em um período de cinco anos, transformamos a buva em uma das três principais ervas invasoras.”
http://deltafarmpress.com/soybeans/libertylink-welcomed-0813/
Mais sobre super ervas invasoras
http://gristmill.grist.org/story/2008/8/14/9630/00762


–––––––––––––––––––––––––––––- 
CONTAMINAÇíO
–––––––––––––––––––––––––––––- 

+ EUA: AGRICULTORES PROCESSAM POR CAUSA DO ARROZ OGM
Cidadãos e agricultores do estado do Arkansas estão processando diversas empresas de produtos químicos e a Riceland Foods S.A., alegando terem perdido dinheiro devido à contaminação por arroz OGM. O processo gira em torno do desenvolvimento e teste de um arroz não  aprovado da Bayer, o Liberty Link 601 (LL601).
http://www.pbcommercial.com/articles/2008/08/08/news/news1.txt
http://www.iht.com/articles/ap/2008/08/14/business/NA-US-Rice-Lawsuit.php

+ USDA PROCURA SEGREGAR CRIAÇíO GM
 Deartamento de agricultura dos EUA  quer manter animais OGM separados da criação tradicional, afirmando que os riscos ainda não estão claros. té  momento, nenhum produto derivado de animais OGM foi aprovado para consumo humano, apesar da FDA ter aprovado a segurança de carne de gado clonado.
http://online.wsj.com/article/SB121997565847182283.html?mod=special_page_campaign2008_leftbox
Comentário de GM Watch: Ver “A lata de lixo do engenheiro genético:  O suprimento de alimentos nos EUA”:
http://www.lobbywatch.org/archive2.asp?arcid=5728


–––––––––––––––––––––––––––––- 
CRIMES DAS EMPRESAS
––––––––––––––––––––––––––––– 

+ ALEMANHA: FUJINDO DOS OGMs E DOS PESTICIDAS, AS ABELHAS PROCURAM REFÚGIO NAS CIDADES
Na Alemanha as abelhas estão fugindo dos inseticidas e das lavouras OGM e se refugiam nas cidades. o da 15 de Julho seis apicultores alemães, transferiram suas 30.000 abelhas para a  cidade de Munich, cerca de 500 km ao sul de Berlin.

 lesestavam tentando salvar suas abelhas das lavouras de milho OGM a 80 km de Munich. “Se nossas abelhas entrarem em contato com o milho geneticamente modificado, e o seu mel ficar contaminado, não teremos a permissão para vende-lo” disse Karl Heinz Bablock um dos seis apicultores que relocaram suas colméias.
 http://www.ipsnews.net/news.asp?idnews=43557

 POQUÊ A ASSOCIAÇíO DE APICULTORES BRITNICOS ENDOSSA PESTICIDQAS MORTAIS?
Em uma carta não publicada ao The Guardian, o apicultor britânico Phil Chandler pergunta, “Porque a Associação de Apicultores Britânicos endossa pesticidas?” Ele escreve, “A BBKA pede mais do dinheiro dos contribuintes para pesquisa em doenças das abelhas, mas ao mesmo tempo aceita dinheiro da Bayer para endossar pesticidas, sabidamente tóxicos para as abelhas.”

+ COALISíO ALEMí PROCESSA A BAYER POR MORTE DE ABELHAS DEVIDA A PESTICIDAS
A organização alemã “Coalizão contra Perigos da Bayer”, processou legalmente o presidente do Conselho de Administração da Bayer SA, Werner Wenning, por “comercializar pesticidas perigosos e, em conseqüencia, aceitando a morte em massa de abelhas em toda a Terra”.
A Coalizão protocolou a denuncia em cooperação com os apicultores alemães que alegam ter perdido milhares de colméias depois de envenenadas, em maio, pelo pesticida neonicotinoidina da Bayer

Desde 1991 a Bayer vem produzindo o inseticida imidacloprid, que é um dos inseticidas que mais vendem no mundo e que, freqüentemente, é usado como revestimento de sementes de milho, girassol e canola. A Bayer exporta o imidacloprid para mais do que 120 paises.

Nos EUA o Conselho de Defesa dos Recursos Naturais protocolou um processo, no dia 15 de Agosto, para forçar o governo federal a revelar os estudos que encomendou sobre o efeito da clotianidina nas abelhas.

 O CLUBE SIERRA APELA AOS EUA  PARA SUSPENDER OS INSETICIDAS COM BASE NA NICOTINILA
À luz crescente das provas de que pesticidas são mortais para as abelhas, o Sierra Club reiterou seu apelo para uma moratória, nos EUA, para estes pesticidas, como proteção a abelhas e lavouras, até que estudos adicionais possam ser feitos.
http://www.sierraclub.org/biotech/whatsnew/whatsnew_2008-07-30.asp


–––––––––––––––––––––––––––––- 
RISCOS À SAÚDE
–––––––––––––––––––––––––––––- 

O DR. PUSZTAI NO DIA DO 10° ANIVERSÁRIO DO ESCNDALO DA SEGURANÇA OGM
o da 19  de Agosto de 1998 o debate sobre os OGMs mudou para sempre, com a difusão pela televisão britânica, de uma entrevista curta com o Dr. Arpad Pusztai, expondo a sua pesquisa sobre a segurança alimentar OGM. s cmentários do DR Pusztai, no 10° aniversário do escândalo, valem ser lidos, pela luz  que lançam sobre o estado atual da segurança alimentar OGM:
http://www.gmwatch.eu/archives/14-Dr-Pusztai-on-the-10th-anniversary-of-GM-safety-scandal.html

+ LAVOURAS OGM OS EFEITOS À SAÚDE
Um relatório da Soil Association examina o conjunto das provas cientificas peer-reviewed (revistas pelos pares) publicadas, de estudos controlados com animais, que demonstram que os OGMs causam uma ampla gama de impactos inesperados à saúde. rovs estão também surgindo, que quando animais são alimentados com produtos de safras OGM, pequenas quantidades de material OGM  aparecem na sua carne e o su leite e derivados, o que não havia sido detectado anteriormente.
http://www.soilassociation.org/Web/SA/saweb.nsf/cfff6730b881e40e80256a6a002a765c/62b3b08dfb6cdaea80256a9500473789/$FILE/gm_health_effects.pdf

+ NOVA APRESENTAÇíO NO POWER POINT DOS RISCOS  À SAÚDE COM OGMs
Uma apresentação, em PowerPoint, que pode ser baixada, sobre “Os Riscos Documentados de Alimentos Geneticamente Modificados à Saúde” se encontra em
http://www.seedsofdeception.com/utility/showDocumentFile?objectID=162
Pode-se, também, baixar uma versão PDF ou no Microsoft Word.
http://www.seedsofdeception.com/utility/showDocumentFile?objectID=163
http://www.seedsofdeception.com/utility/showDocumentFile?objectID=164


––––––––––––––––––––––––––––––––– 
COLAPSO DA REGULMENTAÇíO NA INDIA
––––––––––––––––––––––––––––––––– 

+ REGULAMENTADORES OGM TENTAM DEMITIR MEMBRO DESIGNADO  PELA CORTE
O GEAC, órgão regulador OGM máximo da Índia, está tentando demitir o cientista que a Suprema Corte designou para trazer mais transparência aos seus procedimentos – apenas seis meses após a designação.  GEC está tentando livrar-se de P.M. Bhargava, apesar da Suprema Corte ter afirmado que o propósito de sua designação, era atender ao processo de  Aruna Rodrigues, de interesse público, que “a composição do GEAC não é adequada pois não tem especialistas independentes, e com isso retornando à falta de transparência” no estabelecimento das aprovações OGM .
Na sua última reunião mensal, no dia 13 de agosto, o GEAC decidiu “procurar  modificar” a ordem da Suprema Corte, que tinha pedido que o órgão regulamentador convidasse Bhargava a participar de suas deliberações.
harava tem sido muito franco a respeito do desprezo do GEAC, pelas regras da biosegurança e expôs adulterações nas atas do órgão.
De acordo com a ata do dia 13 de agosto, o GEAC fez uma serie de alegações contra Bhargava. Estas responsabilizam-no “pelas reportagens periódicas, distorcidas e maliciosas sobre o processo regulatório publicadas nos jornais”.
http://timesofindia.indiatimes.com/India/6_months_on_GM_crops_panel_wants_expert_off_board/articleshow/3423882.cms

+ DADOS SOBRE A BIOSEGURANCA DA BERINJELA OGM, TORNADOS  PÚBLICOS
 O GEAC, no seu site oficial, publicou informações sobre os estudos de biosegurança da berinjela Bt, desenvolvidos pela Mahyco. A Mahyco havia tentado evitar que os dados fossem publicados, depois que uma ordem do Comissário Central de informação (CCI) afirmou que devem ser expostos ao  publico.
http://www.hindu.com/2008/08/25/stories/2008082555781300.htm

 TESTES OGM NA ÍNDIA
Testes com arroz OGM foram aprovados em 10 dos 25 estados indianos. Testes de campo com lavouras OGM conduzidos na Índia são: berinjela, repolho, couve-flor, grão de bico, algodão, amendoim, milho, mostarda, quiabo, guandu, batata, sorgo e tomate. Em uma única reunião, no dia 22 de maio, o GEAC aprovou surpreendentes 24 itens para 91 testes de campo.
http://india.merinews.com/catFull.jsp?articleID=139624