Print

Claire Robinson, Editora do Site do Resumo Mensal: http//www.gmwatch.org
Perfis: http://bit.ly/12UAI2
Twitter: http://twitter.com/GMWatch
Facebook: http://bit.ly/c6OnaX

–––––––––––––––––––––––––––––-  
RESUMO MENSAL – SUMÁRIO  
–––––––––––––––––––––––––––––-  

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:
*LOBBYWATCH
*FUSíO DE EMPRESAS
*ALIMENTANDO O MUNDO
*FRFCASSOS OGM
*RESISTÊNCIARESTO DAS NOTÍCIAS DO MÊS EM POUCAS PALAVRAS
*TOME UMA ATITUDE
*QUESA DA MONSANTO
*ALIMENTNANDO O MUNDO
*BIOCOMBUSTÍVEIS
*RESISTÊNCIACONTAMINAÇíO
*LAVAGEMFUSíO DE EMPRESAS
*CRIMES DAS CORPORAÇÕES
*SEGURANÇA ALIMENTAR 
*PROPAGANDA OGM
*FRACASSOS OGM

^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^

–––––––––––––––––––––––––––––-  
LOBBYWATCH
–––––––––––––––––––––––––––––-  

+ CANADÁ: PL IRRITA PRO OGMs

Um PL proposto, que exigiria que uma análise dos danos potenciais ao mercado exportador seja realizada antes que a venda de qualquer semente OGM seja permitida, está encontrando resistência da Associação de Plantadores de Canola do Canadá. A Associação alega que o PL “colocará em risco as inovações da agricultura e o sustento dos agricultores canadenses.”
http://bit.ly/cCuOpj
http://bit.ly/a4A4lN

+ A ONU LANÇA REDE DE BIOTECNOLOGIA SUSPEITA, PARA PAÍSES EM DESEMVOLVIMENTO

A ONU lança nova rede – a Rede Internacional de Biotecnologia Industrial (IIBN – sigla em inglês) – cujo alvo são “os paises em desenvolvimento, que querem fazer mais com seus recursos de biotecnologia”. "Mais tarde neste ano” o IIBN “pretende sondar a África por colaboradores.”

A rede IIBN "será coordenada pelo Instituto de Biotecnologia das Plantas para Paises em Desenvolvimento (IPBO – sigla em inglês), na Bélgica.

O IBPO é uma iniciativa da Universidade de Ghent e foi fundado pelo Dr. Marc Van Montagu, pioneiro OGM e entusiástico lobista da aceitação de lavouras OGM, com fortes laços com a indústria. Ele é presidente da Federação Européia de Biotecnologia (EFB – sigla em inglês) – cujo quadro de associados inclui a Monsanto Europa. A EFB tem, também, entre os seu membros, um número de associações de bioindústrias nacionais, incluindo a maior corporação comercial dos EUA para a biotecnologia – BIO, e a associação de empresas de biotecnologia da Alemanha (VBU – sigla em alemão), da qual a Bayer é associada.

Van Montagu também foi o co fundador da Plant Genetic Systems (Sistema de Plantas Genéticas) que foi adquirida pela Bayer. Ele também é membro de industria ligada ao grupo lobby pro OGM, a (PRRI) Iniciativa de Regulamentação Pesquisa Pública (PRRI sigla em inglês)
Mais: http://www.gmwatch.org/index.php?option=com_content&view=article&id=12176

–––––––––––––––––––––––––––––- 
FUSíO DE EMPRESAS 
–––––––––––––––––––––––––––––- 

+ MONSANTO REIVINDICA CARNE COMO INVENÇíO

A Monsanto protocolou um pedido de patente, que aguarda solução, reivindicando a carne de porcos alimentados com plantas OGM patenteadas. Uma patente semelhante foi protocolada pela piscicultura para peixes. Patentes de longo alcance sobre alimentos já foram concedidas: a Monsanto recebeu uma patente Européia, que cobria a cadeia de produção de alimentos, desde as sementes de plantas OGM até aos produtos alimentícios, tais como farelo e óleo.

http: //www.gmwatch.eu/index.php ?option=com_content&view=article&id=12178

+ DEFENDA SERALINI E TRANSPARÊNCA NA AVALIAÇíO DO RISCO OGM

O Prof. Gilles-Eric Seralini, professor de biologia molecular na Universidade de Caen na França, é um dos principais pesquisadores dos riscos dos OGMs. Ele tornou-se o alvo de uma campanha orquestrada para difamar e desacreditá-lo, envolvendo não só a Monsanto, a EFSA e a FSAANZ, como também sociedades científicas que representam a biotecnologia na França: a Associação Francesa de Biotecnologia de Plantas e o Conselho Superior de Biotecnologia. Isto ameaça seriamente seu financiamento para a continuação de suas pesquisas para o bem público, como também o seu emprego, Um grande número de acadêmicos e pesquisadores assinaram um protesto contra a vitimização de Seralini e para defender a transparência na avaliação dos riscos dos OGMs.

Este protesto está sendo organizado pela Rede Européia de Cientistas por Responsabilidade Social e Ambiental (ENSSER – sigla em inglês) http://www.ensser.org/. Eles elaboraram uma carta com todos os detalhes. Para assinar, por favor envie um e_mail de apoio com seu nome, cargo acadêmico, instituição e país para - This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it. Este endereço e_mail está protegido por spambots. Você precisa do JavaScript habilitado pára vê-lo, Por favor, encaminheessa carta, também, aos seus colegas.
http://www.gmwatch.eu/index.php?option=com_content&view=article&id=12173

–––––––––––––––––––––––––––––- 
ALIMENTANDO O MUNDO
–––––––––––––––––––––––––––––-

+ LIDER DA BIODIVERSIDADE AFRICANA DESAFIA O ESQUEMA DA FUNDAÇíO GATES

A Fundação Gates está adotando uma estratégia que, em grande parte, ajudará aos interesses corporativos agrícolas (na maioria nos EUA) e prejudicará os pequenos agricultores, afirma Josphat Ngonyo da Coalizão Queniana de Biodiversidade. Ngonyo diz acreditar que a Fundação Gates, provavelmente, está bem intencionada em seus esforços em melhorar a agricultura na África, porém “eles devem reconsiderar o que estão fazendo ... Isto será muito prejudicial.”
http://bit.ly/bpnNpS

–––––––––––––––––––––––––––––-  
FRACASSOS OGM
–––––––––––––––––––––––––––––-  

+ NOVA ZELNDIA: VACAS MUTANTES MORREM EM TESTE OGM

Vacas OGM nasceram com ovários que ficaram tão grandes, que causaram a rupturas e mataram os animais. O experimento ocorreu durante um estudo pelos cientistas do AgResearch em Ruakura, Hamilton, para achar tratamentos para a infertilidade humana, através do leite de vacas. A AgResearch está estudando os tecidos de um dos três bezerros, para tentar descobrir o que fez os ovários crescer até o amanho de bolas de tênis, em vez do tamanho normal da unha de um polegar. Testes com camundongos deixaram de apresentar este problema. 
http://www.gmwatch.org/index.php?option=com_content&view=article&id=12185
Video de boa entrevista com o cientista ex-OGM sobre as mortes
http://bit.ly/aJA6BI
Comentário de GMWatch: Seria interessante descobrir quanto os contribuintes da NZ tiveram de desembolsar para este pedaço de insanidade.

+ NOVA ZELNDIA: EX ESPIíO ABRE CAMNHO PARA ANIMAIS OGM

A decisão da Autoridade de Administração dos Riscos Ambientais da Nova Zelândia (ERMA – sigla em inglês), de aprovar cabras, ovelha e vacas OGM no centro de pesquisa AgResearch Ruakura, é uma decisão da qual o Dr. Strangelove[1] teria orgulho, disse a porta-voz OGM Sue Kedgley do Partido Verde. “A Nova Zelândia está penetrando no estranho mundo novo dos animais transgênicos e para os campos da ficção científica, e a pessoa que está nos guiando é o ex chefe de espionagem da Nova Zelândia.” disse a Sra. Kedgley. O atual presidente da ERMA é o ex chefe do Serviço de Segurança e Inteligência, Richard Woods.
http://www.scoop.co.nz/stories/PA1004/S00162.htm
Excelente comentário de como a decisão OGM animal cheira tanto aos EUA quanto à influência política…
http://bit.ly/dxgNS9


–––––––––––––––––––––––––––––-  
RESISTÊNCIA
–––––––––––––––––––––––––––––-  

+ EUA: LAVOURAS OGM VíO À SUPREMA CORTE

A Suprema Corte dos EUA está ouvindo os argumentos da Monsanto em favor de derrubar uma decisão da corte inferior, que, desde 2007 impedia os agricultores de plantar a alfafa Roundup Ready. 
http://www.gmwatch.org/index.php?option=com_content&view=article&id=12172
http://bit.ly/9Egx5f

+ A CALIFÓRNIA APRESENTA DEPOIMENTO LEGAL CONTRA A M ONSANTO NA SUPEMA CORTE
http://bit.ly/9Egx5f

^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^
RESTO DAS NOTÍCIAS DO MÊS EM POUCAS PALAVRAS

Para aquele que não recebem o GMWatch's Watch Semanal
^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^

+ NA EUROPA NECESSÁRIOS UM MILHíO DE VOTOS CONTRA ALIMENTOS OGM – ASSINE A PETIÇíO

Já estamos bem acima da metade do nosso alvo.

http://bit.ly/cnR7aw

+ EUROPA: BANNER GRATUITO PARA PETIÇíO DA AVAAZ

Banner gratuito (animado), promovendo a petição AVAAZ de banir OGMs de sites como facebook etc., disponível em GMWatch:


–––––––––––––––––––––––––––––-  
QUEDA DA MONSANTO 
–––––––––––––––––––––––––––––-

+ LUCROS DA MONSANTO CAEM 19%

A Monsanto afirma que seu lucro, no segundo trimestre fiscal, caiu 19% e que, devido à queda dos preços de seu herbicida Roundup, sua receita neste ano se situará na faixa inferior de suas previsões.

http://bit.ly/agFLuI
http://bit.ly/aPPaIm
http://bit.ly/b5CuUw 

+ MONSANTO EM APUROS – ANALISTA FINANCEIRO

“A Monsanto está em apuros ... parece uma faca caindo, e parece não querer mais parar” – Jim Cramer, analista financeiro comentando os últimos resultados financeiroshttp://www.madmoneyrecap.com/madmoney_nightlyrecap_100407_4.htm

+ AUMENTO DOS PREÇOS DE SEMENTES PROVOCA EXAME DO DEPTO. DE JUSTIÇA DOS EUA

O aumento dos preços das sementes da Monsanto estão no foco da investigação antitruste do Depto. de Justiça.

http://ow.ly/1wWCv
Nova reportagem e uma entrevista com Chuck Benbrook:ly/1wWCvOutra reportagem, mais entrevista de Chuck Benbrook:

+ ARICULTORES PODEM ALIMENTAR O MUNDO SEM ARRANJOS DE ALTA TECNOLOGIA

Não há necessidade de OGMs e toda razçao parfa prosseguir, na África, a rota da agricultura ecológica, dizem Kumi Naidoo e Nnimmo Bassey.
http://bit.ly/9Y6Rwb

http://bit.ly/dgOuVi

+ OGMs “INEVITÁVEIS” – HOMEM DE GATES 
Lavouras OGM serão uma parte “essencial” no aumento do rendimento na África, diz Calestous Juma, diretor do Projeto de Inovação na Agricultura na África, financiado pela Fundação Bill & Melinda Gates. A médio a longo prazos, a engenharia genética será inevitável” disse ele.
http://bit.ly/c88diH
Mais sobre a Fundação Gates: http://www.spinprofiles.org/index.php/Bill_%26_Fundaçao_Melinda_Gates"

+ OXFAM AMERICA NOVAMENTE APOIANDO LAVOURAS OGM

Um grupo de ONGs escreveu à Oxfam América manifestando sua séria preocupação com a recente posição publicada pela Oxfam América, em apoio às lavouras OGM como uma solução viável, em paises em desenvolvimento, de tratar a pobreza enfrentada por agricultores de subsistência, e com necessidade de recursos. As ONGs dizem que a Oxfam América parece estar-se posicionando, como corretora da Fundação Gates, para a pesquisa do algodão Bt na África Oriental.
http://www.gmwatch.org/index.php?option=com_content&view=article&id=12130
http://ionglobaltrends.blogspot.com/2010/04/gm-crops-us-branch-of-oxfam-being-used.html
Esta não e a primeira vez que a Oxfam America é acusada de se aproximar da indústria da biotecnologia:
http://www.spinprofiles.org/index.php/Oxfam_America

–––––––––––––––––––––––––––––-  
BIOCOMBUSTÍVEIS
–––––––––––––––––––––––––––––-

+ BIOCOMBUSTÍVEIS IMPULSIONAM OS PREÇOS DOS ALIMENTOS – NPR SOBRE O RELATÓRIO DO BANCO MUNDIAL

http://tinyurl.com/4u5uxr

+ESTUDO: PRODUÇíO DE BIOCOMBUSTÍVEL DE ALGAS DEVORA ÁGUA E ENERGIA

http://bit.ly/c8Z9Vd

–––––––––––––––––––––––––––––- 
RESISTÊNCIA
–––––––––––––––––––––––––––––-

+ ÁFRICA DO SUL: TRABALHADORES RURAIS JUNTAM-SE CONTRA A SYNGENTA

Trabalhadores rurais e aliados dos Cabos Oriental e Norte (na África do Sul), convergiram sobre Lutzville na Costa Oriental, para protestar contra as práticas agrícolas da Syngenta

http://www.gmwatch.org/index.php?option=com_content&view=article&id=12136

+ QUENIA CONGELA EXPORTAÇÕES DE MILHO OGM DA ÁFRICA DO SUL

Cerca de 40.000 toneladas de milho OGM exportadas para o Quênia estão paradas no poro de Mombasa, porquê grupos ambientalista protestam contra a tecnologia. O grupo liderado pela Coalizão Queniana de Biodiversidade, disse que o Quênia obteve uma safra excepcional e que a importação de milho OGM não havia sido sancionada pelo governo queniano. Mariam Mayet do Centro Africano de Biosegurança, disse que a África do Sul era um “trampolim para contaminar o resto do continente africano”. 
http://bit.ly/bfCuy2
 http://bit.ly/a6XKdJ

 http://bit.ly/aVvVVi

Motivo – acusações de fraude e corrupção.

http://www.http://www.gmwatch.org/index.php?option=com_content&view=article&id=12184

+ ÍNDIA: 80% DOS AGRICULTORES NíO PLANTARIAM LAVOURAS OGM INSETICIDAS

Uma pesquisa, realizada na Índia, achou que 80% dos agricultores pesquisados não plantariam lavouras alimentares de sementes contendo tóxicos para controle de pragas. A reposta foi consistente tanto em agricultores pequenos como grandes, educados e não educados.

Cerca de 80 – 90% dos agricultores disseram que não usariam a tecnologia (sementes OGM tolerantes a herbicidas), que permitia o uso de químicos para controle, sem esforço, de ervas daninhas, porem destruindo ao mesmo tempo a flora circundante (plantas medicinais, forrageiras, folhosas, etc.)… Os agricultores também não estavam inclinados a cultivar lavouras com sementes que não permitem semeadura mista.

http://bit.ly/bNmzsQ

+ ÍNDIA: ALIMENTOS E LAVOURAS OGM SÓ PODEM SER ESPALHADAS ATRAVÉS DO FACISMO

Uma das réplicas, por defensores dos OGMs, à recente moratória sobre a berinjela Bt tem sido, a introdução de uma nova autoridade legal – A Autoridade Regulamentadora da Biotecnologia da Índia (BRAI – (sigla em inglês). Um dos aspectos mais surpreendentes desta nova lei, é pedir prisão de indivíduos que “enganam o público” a respeito dos produtos OGM. A BRAI afirma que tais indivíduos podem ser presos por até um ano. O Dr. Vandana Shiva observou: “Está ficando cada vez mais patente que as lavouras e alimentos OGM só podem ser difundidos através de tal fascismo. Precisamos fazer uma escolha: Ou teremos uma ditadura alimentar, na qual a indústria da biotecnologia imporá alimentos tóxicos e inseguros, ou ficarmos livres do OGMs e defendemos nossa liberdade de alimentação. http://www.gmwatch.org/index.php?option=com_content&view=article&id=12121

+ ÍNDIA: SUIDÍDIOS CONTINUAM ENTRE OS COTONICULTORES

Esta reportagem da Radio Netherlands Worldwide não tenta encobrir o fator algodão Bt nos suicídios dos agricultores: http://www.rnw.nl/english/article/seca­ e_dívidas_levam_mais_agricultore_ao_suicídio

–––––––––––––––––––––––––––––-  
CONTAMINAÇíO
–––––––––––––––––––––––––––––-

+ CHINA: ARROZ ILEGAL OGM EXTENSMENTE DISPONÍVEL EM HUBEI 

Reportagem do China Newsweek sobre o cultivo ilegal de arroz OGM resistente a pragas, na Província de Hubei. O Ministério Chinês da Agricultura, em Agosto de 2009, tinha aprovado dois tipos de arroz e um tipo de milho exclusivamente para uso experimental. Mesimo que muitos dos agricultores da província de Hubeiplantam o arroz OGM ilegal, eles são cautelosos em comê-lo eles mesmos. Quanto ao arroz consumido peias elites, reportou a Associated Press, “ele tem uma produção pequena. Tem um sabor muito bom. E não envolve engenharia genética.”
http://bit.ly/aoJbpJ

+ CHINA: USUÁRIOS DA WEB UNIDOS CONTRA ÓLEO DE SOJA OGM

Um grupo de usuários da web na China, lançaram uma pesquisa on-line visando organizar o público a comprar óleo de soja não-OGM, enquanto os especialistas continuam a debater a segurança da alimentação OGM
http://bit.ly/95W3Iz

+ TRIGO E CEVADA OGM A SEREM TESTADOS NA AUSTRÁLIA OCIDENTAL

http://bit.ly/cfAdwi

–––––––––––––––––––––––––––––  
LAVAGEM
–––––––––––––––––––––––––––––-  

+ LAVAGEM DA SOJA ENFRENTA REVESES

A Mesa Redonda para Soja Responsável (RTRS – sigla em inglês), uma iniciativa muito criticada, para a certificação da soja como ‘responsável’, incrementou seu lobby para incluí-la na Diretiva de Energia Renovável para certificá-la como ‘agrocombustível sustentável’ Isto daria à soja aprovada pelo RTRS, grande parte da qual seria produzida em monoculturas danosas e insustentáveis, o selo de aprovação da EU, em contexto com o alvo de 10% de biocombustíveis. Porém o esforço do lobby do RTRS está agora enfrentando reveses, pois um importante ator brasileiro, a Associação Braseira das Indústrias de Óleo Vegetal (ABIOVE), abandonou o RTRS e o governo da Holanda parece ter reservas com relação ao soja responsável. O RTRS até o momento, tem sido financiado principalmente pelo governo da Holanda. 
http://bit.ly/9I9mym

–––––––––––––––––––––––––––––-  
FUSíO DE EMPREWSAS
–––––––––––––––––––––––––––––- 

+ MÉXICO: GRUPO DE PESQUISA SE JUNTA À SYNGENTA PARA DESENVOLVER TRIGO OGM

O Centro Internacional de Melhoramento Milho e do Trigo (CIMMYT – sigla em inglês) juntou-se à Syngenta para o desenvolvimento do trigo OGM

http://bit.ly/a5dNkL

+ EUA: COMO OBAMA VEMDEU A FAZENDA

Um artigo para o ‘The Atlantic’ critica a “aproximação esquizofrênica da política agrícola da administração Obama – com uma mão, faz gestos de Relações Públicas para a agricultura sustentável enquanto, com a outra, estimula a agenda dos gigantes do agronegócio, como Monsanto e a Dow Chemidal “. Obama empossou Islam Siddiqui como principal negociador agrícola no Cargo de Representante Comercial dos EUA. Siddiqui foi vide presidente e lobistas pára a indústria CropLife America.
http://bit.ly/aVOAQy

+ EUA: ESTíO OS REGULAMENTADORES DEIXANDO CAIR A PETECA DAS LAVOURAS OGM?
Conforme um artigo surpreendentemente realista da Reuters, pesquisas mostram que as lavouras OGM poderiam estar criando problemas não previstos em plantas e no solo, graças a um processo regulatório mal equipado e um governo que mais faz para promover uma aceitação global de lavouras OGM, do que proteger o publico e os agricultores de possíveis consquencias danosas.
http://www.gmwatch.eu/index.php?option=com_content&view=article&id=12141


–––––––––––––––––––––––––––––-    
CRIMES DAS EMPRESAS
–––––––––––––––––––––––––––––- 

+ PFIZER CONDENADA A PAGAR “DEDO DURO” NO CASO OGM “VIRUS IGUAL AIDS”

O que está sendo comemorado como uma importante vitória para os trabalhadores, nos campos da bio- e da nanotecnollogia, um ex cientista da empresa farmacêutica Pfizer, foi indenizado com US$1,37 milhões por ter sido despedido, depois de levantar o alarme sobre pesquisadores que estavam sendo infectados com um vírus OGM “parecido com a Aids.

http:”//bit.ly/aMLvKx

+ BRAZIL: ONGs, PESTICIDAS, AND VIOLÊNCIA

A Terra de Direitos (Organization for Human Rights) publicou um estudo de caso sobre diversas violões dos direitos humans os pela Syngenb te Seeds. As violações alegadas incluem assassinato, violência física e moral contra trabaladores rurais sem terra, manutenção de milícias armadas, despejo forçado sem ordem judicial, contaminação do solo com pesticidas, contaminação da agro-diversidade com sementes OGM, criminalização de movimentos sociais entre muitos outros processos. 
http://www.gmwatch.org/index.php?option=com_content&view=article&id=12136

–––––––––––––––––––––––––––––- 

SEGURANÇA ALIMENTAR
–––––––––––––––––––––––––––––- 

+ A RUSSIA DIZ AQUE ALIMENTOS OGM SíO PREJUDICIAIS

Um artigo no Voice of Russia diz que cientistas russos comprovaram em um estudo de 2 anos com alimentação, que os OGMs são prejudiciais a mamíferos, afetando sua capacidade de reprodução. 
http://www.gmwatch.org/index.php?option=com_content&view=article&id=12136

+ SUPER ERVAS DANINHAS, ABELHAS E DIABETES

O Dr. Charles Benbrook, cientista chefe do Organic Center recentemente relacionou sete problemas sérios que não dão bom prognóstico para a saúde, os recursos naturais e as mudanças climáticas. Enquanto o livro “ Food Revolution” de Jamie Oliver e a campanha de Michelle Obama estão tentando conscientizar para a péssima dieta dos americanos, TOC examina os resultados adversos das políticas e praticas agrícolas. O Dr. Benbrook arrola o aumento das superervas daninhas, antibióticos ineficientes e autismo como exemplos, dando soluções práticas para as fazendas e o governo.

http://bit.ly/cESntE

+ DNA OGM DETECTADO EM ÓLEO DE SOJA REFINADO

Um estudo do´periódico “FoodResearch International” mostrou que é possível detectar e quantificar DNA OGM em óleo de soja totalmente refinado. Estudos anteriores que deixaram de detectar o DNA OGM usaram amostras muito pequenas dizem os autores. Defensores dos OGMs e alguns regulamentadores alegam que não há necessidade de rotular óleo proveniente de lavouras OGM, com o pressuposto de que o DNA OGM não está presente no óleo de soja refinado.
http://bit.ly/aUrYjA

–––––––––––––––––––––––––––––-  
PROPAGANDA OGM

–––––––––––––––––––––––––––––- 

+FRANGO OGM PARA IMPULSIONAR A INDÚSTRIA AVÍCOLA E COMBATER CANCER E PARKINSON!

Cientistas indianos inseriram,em frangos, um gene de uma água viva para luminescência, alegando quê era para “uso terapêutico no combate a doenças virais e câncer, AIDs e doença de Parkinson”.

Porem o Wall Street Journal afirma que os frangos OGM indianos são não somente para tratamento de doenças, mas incrementar sua indústria avícola, aumentando a produtividade e produzindo uma "enorme quantidade de carne". O The Hindu, por outro lado diz que os frangos “não são comestíveis”. Escolho um conto de fadas... qualquer um http://online.wsj.com/article/SB10001424052702303828304575179812834664070.html?mod=WSJ_últimas_manchetes 
Para mais contos de fadas OGM:http:

–––––––––––––––––––––––––––––- 
FRACASSOS OGM 
–––––––––––––––––––––––––––––- 

+ EUA.: ESTUDO DIZ QUE USO EXCESSIVO AMEAÇA “GANHOS” DE LAVOURAS OGM

Um novo estudo sobre o impacto das lavouras OGM nos agricultores dos EUA, foi publicado pelo Conselho Nacional de Pesquisa, filiado à Academia Nacional de Ciências. O relatório, que mostra sinais de um realismo crescente, com relação às lavouras OGM, alega que elas deram benefícios econômicos e ambientais “substanciais” aos agricultores americanos, porém que o uso excessivo ameaça corroer os ganhos, na medida que as ervas daninhas proliferam. Em uma entrevista coletiva o presidente do estudo afirmou que a resistência ao Roundup está “crescendo, que é real e que vai piorar.” No entanto mesmo os benefícios para lavouras OGM, alegados no relatório, baseiam-se em premissas questionáveis. Por exemplo nele se alega que as lavouras OGM permitiram aos agricultores ou reduzir as pulverizações ou o uso de produtos químicos menos danosos.http://www.gmwatch.eu/component/content/article/11682-lavouras-ogm-causam-grande-relatório-aumento-no-uso-de-pesticidas
http://www.i-sis.org.uk/GTARW.php 
http://www.mindfully.org/Pesticide/Roundup-Glyphosate-Factsheet-Cox.htm
http://www.gmwatch.org/index.php?option=com_content&view=article&id=12134
O relatório da NRC pressupõe, também, que o glifosfato é menos tóxico aos animais do que muitos outros herbicidas e que não perdura por muito tempo no meio ambiente – mas ambas as alegações estão seriamente sujeitas a duvidas.

http://www.i-sis.org.uk/GTARW.php 
http://www.mindfully.org/Pesticide/Roundup-Glyphosate-Factsheet-Cox.htm
http://www.gmwatch.org/index.php?option=com_content&view=article&id=12134
Há tempos associado da Monsanto, Peter Raven estava entre os autores do relatório da NRC
http://www.spinprofiles.org/index.php/Peter_Raven

[1] Refere-se ao filme de humor negrodo de 1964 do mesmo nome Dr. Strangelove ou: Co o eu Aprendi a não me Preocupar e Amar a B omba