Print

RESUMO MENSAL N° 82

Domingo 04 de Julho de 2010

De Claire Robinson, Editora do Resumo Mensal: 
Site: http//www.gmwatch.org
 Perfis: http://bit.ly/12UAI2
 Twitter: http://twitter.com/GMWatch
 Facebook: http://bit.ly/c6OnaX

–––––––––––––––––––––––––––––- 
RESUMO MENSAL
–––––––––––––––––––––––––––––- 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS: 
 *APELO URGNETE
*NOTA IMPORTANTE SOBRE A PETIÇíO DE AVAAZ
*SUCESSOS NíO OGM
*EXPANSíO OGM / APLICAÇÕES
*LOBBYWATCH
*EMPRESAS OGM EM DIFICULDADES
*RESTRIÇÕES A OGMs / INTERDIÇÕES
*BIOLOGIA SINTÉTICA
*ROTULAGEM OGM

RESTO DAS NOTÍCIAS DO MÊS EM POUCAS PALAVRAS: 
 * LOBBYWATCH
* LAVAGEM
* CLONAGEM
* CONTAMINAÇíO
* SUPER EVAS DANIHAS
* RESISTÊNCIA
* ANIMAIS GM
* PESQUISA* EXPANSíO GM /APROVAÇÕES
* FRACASSOS GM 
* SUCCESSOS NíO-GM

^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^

–––––––––––––––––––––––––––––-  
APELO URGENTE
–––––––––––––––––––––––––––––-  

+ POR FAVOR APÓIE GMWATCH
Neste e_mail estamos repetindo nosso apelo por doações para apoiar GMWatch, àqueles que só recebem nosso Resumo Mensal. Nossos agradecimentos àqueles que já contribuíram – estamos muito gratos pelo seu apoio. Alguns de vocês doaram sem dar os detalhes de seu contato, por isso não pudemos agradecer pessoalmente. Vocês sabem quem vocês são, portanto nosso imenso “muito obrigado!” 
 Faz dois anos que uma série de ataques devastadores tirou o site de GMWatch do ar, com toda nossa lista de colaboradores. Logo em seguida nossos leitores corresponderam tão generosamente, que foi possível dar nossa atenção quase que exclusivamente à reconstrução e diversificação de nossa campanha, de modo que nosso impacto agora é maior do que nunca. Porém porquê estivemos focados em construir nossa campanha em vez de arrecadar fundos, atingimos agora o fundo do poço, e precisamos urgentemente de seu apoio para  sustentar nosso trabalho. 
 Como doar para GMWatch: Você pode doar através de PayPal ou usando seu cartão de crédito débito para http://www.gmwatch.org/donations  
 Alternativamente você pode enviar um cheque ou ordem de pagamento em nome de "NGIN" para: GMWatch, 26 Pottergate, Norwich, NR2 1DX, UK. Somente para reforçar, nossa conta está em nome de "NGIN". `Para maiores informações daquilo que GMWatch têm feito e um a sugestão de doação veja em http://www.gmwatch.org/index.php?option=com_content&view=article&id=12290

–––––––––––––––––––––––––––––––––––––- 
NOTA IMPORTANTS SOBRE A PETITIÇíO DA AVAAZ
–––––––––––––––––––––––––––––––––––––-  

Muito importante – se você assinou com apenas um nome, por favor volte e assine com dois, ou seu voto não será contabilizado.  Por favor repasse a todos seu amigos e contatos…
http://www.avaaz.org/en/eu_health_and_biodiversity/98.php?CLICK_TF_TRACK
 –––––––––––––––––––––––––––––-  
SUCESSOS NíO-GM
–––––––––––––––––––––––––––––  

+ BATATAS ORGNICAS MAIORES E LIVRES DE PRAGAS
A agricultora orgânica pode ser o caminho para cultivar batatas maiores e livres de pragas, de acordo com um novo estudo. A mistura balanceada de insetos e fungos em lavouras orgânicas realiza um excelente trabalho de controlar pragas, levando a plantas maiores, conforme pesquisadores da Universidade 
 Estadual de Washington, em Pullman. Batatas expostas a condições típicas de lavouras tratadas com pesticidas, apresentaram resultados piores nos experimentos da equipe de pesquisadores.

Estes achados poderão ajudar os bataticultores a reduzir pulverizações e usar mais efetivamente os predadores naturais no controle de pragas, afirma o entomologista David Crowder, que conduziu o estudo publicado no periódico Nature. 

William Snyder, co-autor do estudo disse que os agricultores estão sob pressão de empresas como a McDonald's – o maior consumidor de batatas do país – de “verdear“ suas práticas. 
 http://seattletimes.nwsource.com/html/localnews/2012250093_taters01m.html

 + PEÇAS DE SHAKESPEARE “AJUDAM A AUMENTAR A PRODUÇíO DE LEITE
”Esqueça o hormônio OGM Posilac – constatou-se que executando peças de Shakespeare a vacas leiterias aumentou a produção de leite em até 4%.

Rob Forknall, diretor artístico da Companhia de Teatro Changeling no Kent, RU disse “Escolhemos uma comédia alegre pois pensávamos que algo das cenas mais pesadas, ou tristes, das tragédias do Poeta poderia ter um efeito contrário. Não queríamos perturbar as vacas executando algumas das mais angustiantes cenas, tais como do Hamlet ou Macbeth. Pensávamos que As Alegres Comadres de Windsor seria exatamente o correto, o que se provou ser correto 
 http://bit.ly/cw2SE0

 –––––––––––––––––––––––––––––-  
EXPANSíO GM / APLICAÇÕES
–––––––––––––––––––––––––––––-  
 
 +CUIDADO COM PRESENTES DA COMISSíO DA UE 
A Comissão da UE está oferecendo aos estados membros que gostaram de proibir os OGMs em seus territórios, a liberdade de fazê-lo, em troca de abandonar as preocupações com saúde e ambientais que têm, em nível da UE, e, em troca, permitir à comissão que autorize, novas lavouras GM. 
 Mas nas palavras de um advogado, especialista em questões da UE, o Professor Ludwig Kramer, “A Comissão Européia não está dando aos estados membros o direitos que alega. Ela delimitou os termos do acordo de tal maneira que as decisões nacionais, impedindo o cultivo de OGMs, seriam um alvo fácil para as empresas de biotecnologia que queiram derrubá-las judicialmente. 
 Greenpeace adverte que os governos dos estados membros da UE podem entrar nesta armadilha, que mudará irreversivelmente, para o pior, a face da agricultura Européia. Os Estados Membro não deveriam cair nesta armadilha, mas rejeitar esta proposta. Eles deveriam exigir um fortalecimento das análises de risco na Europa e, até que isto aconteça, nenhuma lavoura GM deveria chegar aos campos ou ao mercado. 
 http://www.gmwatch.org/index.php?option=com_content&view=article&id=12327
 http://www.gmwatch.org/index.php?option=com_content&view=article&id=12277
 http://www.gmwatch.org/index.php?option=com_content&view=article&id=12280

 + MAIS PORQUÊ OS ESTADOS MEMBRO DEVEM REJEITAR FALSAS ZONAS LIVRES DE OGMs
http://www.gmwatch.org/index.php?option=com_context&view=article&id=12312AS
 
+ RU: AJA: ESCREVA AGORA PARA CAROLINE SPELMAN
Freeze está pedindo a todos que escrevam urgentemente para a deputada Caroline Spelman, Secretária de Estado para o Meio Ambiente, pedindo que ela bloqueie as propostas da Comissão Européia, que alteram a Diretiva de Liberação Intencional de OGMs 2001/18 e revisar as diretrizes sobre coexistência. A Comissão apresentou propostas com um prazo extremamente exíguo, por isso, aja antes 09 de de Julho. 
 http://www.gmwatch.org/index.php?option=com_content&view=article&id=12303

+ O RU VOTA A FAVOR DE TODOS SEIS  PEDIDOS DE GMs NA EUROPA
No encontro do Conselho de Agricultura o RU votou a favor de todos os seis pedidos para a importação de milho GM, porém nenhum foi aprovado, pois não foi obtida a maioria.            
 Como a maioria das empresas de alimentação da UE continuam a evitar ingredientes GM nos alimentos, o milho GM seria aplicado principalmente em ração animal. Atualmente não se requer rotulagem de produtos manufaturados usando ração animal GM, mesmo que a legislação para mudar isto será votada no Parlamento Europeu no dia 7 de Julho A dependência da UE da importação de ração animal está sendo posta em duvida e é assunto de um projeto de lei de um Deputado do parlamento do RU. 
 http://www.gmwatch.eu/latest-listing/1-news-items/12325-uk-votes-for-all-6-gm-applications-in-europe

 + A FRANÇA INSISTE NUMA REVISíO DA ANÁLISE DOS OGMs – A COMISSíO RECUSA
A França diz que não apoiará minutas de propostas que permitam a governos da UE de cultivar ou proibir lavouras GM, antes de uma completa revisão do sistema, adotado pela EFSA, de aprovação de OGMs do bloco. 
 
Porem o Comissário europeu do Meio Ambiente, Jazez Potocnik, disse “Deveríamos basear a autorização de cultivos GM em análises cientificas fornecidas pela Autoridade Européia de Segurança Alimentar EFSA (sigla em inglês), a fim de garantir que estes organismos não tenham influência sobre saúde e meio ambiente... De um ponto de vista científico nenhum país europeu estará exposto ao menor risco... Temos razões para não confiar nesta instituição.” 
 A publicação GM-Free Ireland comentou, ‘Isto é alimento fascista em ação.” 
 http://www.gmwatch.org/index.php?option=com_content&view=article&id=12280
 http://www.gmwatch.org/latest-listing/1-news-items/12328-gmo-food-fascism-at-the-european-commission 
 –––––––––––––––––––––––––––––-  
LOBBYWATCH
–––––––––––––––––––––––––––––-
 
+ GM É UMA ANTI-ESCOLHA TECNOLÓGICA
Uma carta de Peter Melchett da Associação do Solo foi publicada no jornal da EPD, em resposta a uma carta anterior do Prof. Derek Burke, na qual este alega que campanhas anti-OGM roubam dos agricultores e consumidores a livre escolha de cultivar ou comprar GMs. Burke chefiava o comitê regulamentador do RU, o qual autorizou a comercialização dos primeiros alimentos GM.
 Melchett cita Mark Price, presidente da cadeia de supermercados Waitrose, afirmando: “Waitrose continua manter nossa linha de não-GM, em parte porque sabemos que nossos fregueses não os querem. O problema maior com a tecnologia é que é um ‘pacote’, e isto simplesmente não é justo para aqueles agricultores que querem manter suas terras livres de GMs.” 
 http://www.gmwatch.org/index.php?option=com_content&view=article&id=12318

 + “REDE DE AGRICULTORES” PRO-GM CONTRATA CONSULTORIA PARA LOBBY DE UM EVENTO DE DESGUSTAÇíO DE ALIMENTOS GM
Um estranho evento pro – biotecnologia ocorreu em Bruxelas. ‘Uma rede' de agricultores deu a Bruxelas a oportunidade de degustar a cuisine GM, em um evento no dia 28 de Junho, bem do outro lado da rua do Parlamento Europeu. No menu havia polenta da Espanha com milho Bt da Monsanto (também conhecido como MON810), junto com uma variedade de carnes e embutidos feitos, sem dúvida, de animais alimentados com soja Roundup ready.  
 
O evento foi organizado em benefício da Rede de Biologia dos Agricultores, pelo Centro (anteriormente conhecido com ‘primeiro 'Think-Do Tank' de Bruxelas – “na preparação de novas formas de diálogo” – agora fundido com a Edelman negócios públicos chamado ‘Edelman o Centro’).  A Rede de Biotecnologia dos Agricultores reivindica “unir os agricultores de toda Europa que querem plantar lavouras GM” e argumenta que o acesso dos agricultores europeus a “esta tecnologia inovadora” está sendo obstruída por “uma política extremamente restritiva aos OGMs, que por motivos políticos, atualmente está sendo adotada na Europa. 
 
De acordo com um membro, esta rede foi formada por agricultores do RU, que previamente haviam participado de testes de campo e que se mantiveram em contato. Entretanto no site da RBA, parece que da rede participam apenas 18 agricultores, o RU, a Romênia e Alemanha com três, dois na Espanha, Portugal e França e um cada na Dinamarca, Hungria e Bulgária. Não ficou claro como estes agricultores foram reunidos.
 
Apenas um dos três parlamentares que apóiam a rede, Rita Reimers do Partido Liberal compareceu à festa GM. Ela apenas repetiu a queixa da indústria de ração animal, que a política de tolerância zero da UE com relação a presença de OGMs não autorizados na alimentação e ração, era prejudicial para a competitividade do setor ”nesta época de crise financeira”. Espera-se uma proposta para este problema até o fim do ano, porém Reimers disse que esta deveria vir mais cedo. “Nos não podemos fechar nossas porteiras”. Bob Fiddaman, um dos agricultores presentes, convidou Reimers e os outros presentes a apreciar uma refeição que “aumenta a escolha dos consumidores”. Disse ele que lavouras GM ofereceram soluções para segurança alimentar e alterações climáticas.
http://www.gmwatch.org/index.php?option=com_content&view=article&id=12326

–––––––––––––––––––––––––––––-  
EMPRESAS GM EM APUROS
–––––––––––––––––––––––––––––-
 
+ AÇíO NA SUPREMA CORTE UMA DERROTA PARA A MONSANTO
A Suprema corte dos EUA publicou, no dia 21 de Junho, uma resolução sobre o plantio de alfafa GM, que tinha sido banida em conseqüência de uma ação bem sucedida pelo Centro de Segurança Alimentar CSA. E, enquanto a Suprema Corte decidiu em favor da Monsanto, revertendo a  determinação que fazia parte da decisão do tribunal regional mas, mais importante, também decidiu que a interdição sobre a alfafa permanesse intacta, e que o plantio e comercialização da alfafa GM permanece ilegal. 
 
A Suprema Corte decidiu que a proibição contra o plantio é desnecessária, já que sob as decisões das corte regionais a alfafa Roundup Ready tornou-se um item regulado cujo plantio é ilegal. Em outra palavras, a determinação era excessiva pois a vitória da CFS na corte federai regional determinava que o USDA violou o Decreto de política Nacional do Meio Ambiente e outras leis ambientais, quando aprovou a alfafa Roundup Ready. A corte achou que, invalidar a decisão da USDA de fazer a lavoura legalmente disponível para comercialização era o suficiente.
 
A Monsanto e uma boa parte da mídia em voga nos EUA também, declaram o veredicto da Suprema Corte uma vitória para a Monsanto, com manchetes declarando que a interdição sobre a alfafa GM tinha sido levantada – isto, porém, não é verdade conforme o CFS. 
 http://www.gmwatch.org/index.php?option=com_content&view=article&id=12304
 http://www.gmwatch.org/index.php?option=com_content&view=article&id=12302
 
 
+ A VIRGINIA OCIDENTAL INVESTIGA A MONSANTO POR FRAUDE AOS CONSUMIDORES
Oficiais da Virginia Ocidental notificaram a Monsnto que estão investigando se a empresa violou ou não as leis de proteção ao consumidor, na comercialização de sua nova semente GM. RR2.http://www.gmwatch.org/index.php?option=com_content&view=article&id=12309 

O escritório do Procurador Geral da Virginia Ocidental disse, em carta à Monsanto, que investigadores revisaram os estudos de especialistas em agricultura, mostrando que não se realizaram as alegações noticiadas pela Monsanto, de rendimentos maiores para suas sementes de soja muito caras. 
 http://www.gmwatch.org/index.php?option=com_content&view=article&id=12311

 + ROYALTIES DA MONSANTO SOB ANÁLISE NA ÍNDIA
A maneira da Monsanto calcular royalties sobre suas sementes Bt de algodão está sob fogo na Índia. Parece que a Monsanto calcula sua royalties com base na renda adicional obtida pelos agricultores, com as sementes Bt, fórmula que inclui a economia feita com o uso de pesticidas. Porém como G V Ramanjaneyulu, diretor executivo do Centro de Agricultura Sustentável em Hyderabad destaca, a produtividade não é apenas uma função de sementes, mas da combinação de uma porção de fatores, que incluem boas práticas agronômicas: “As empresas de sementes estão dizendo que o sucesso é nosso mas os fracassos são os dos agricultores.
http://www.gmwatch.org/index.php?option=com_content&view=article&id=12317
 
+ O FATURAMENTO DA MONSANTO E OS PREÇOS NA BOLSA DESPENCAM
As receitas caíram 44%; o preço das ações 47%.
 http://bit.ly/aYRdi9
  
+ BAYER RETIRA PEDIDO PARA ARROZ GM NO BRASIL
Em 2002 a Bayer solicitou pela primeira vez aprovação para o plantio de seu arroz GM. O único problema com o seu plano, afirma Greenpeace, é que os rizicultores e produtores brasileiros não querem o arroz GM. 
 
A Bayer finalmente entendeu o recado e ontem finalmente retirou sua solicitação. Publicamente a Bayer diz que retirou seu pedido para “ampliar seu diálogo com os principais rizicultores brasileiros”.
http://www.gmwatch.org/index.php?option=com_content&view=article&id=12307
 –––––––––––––––––––––––––––––-  
RESTRIÇÕES A OGMs/PROIBIÇÕES
–––––––––––––––––––––––––––––-  
 
+ GOVERNO CHINEZ ENDURECE COM O ARROZ GM
Apesar do governo chinês proibir a comercialização de arroz GM, sementes de arroz GM são ainda vendidas aos agricultores na província de Hunan. Durante uma investigação recente 1.500 quilos de sementes, suspeitas de serem GM, foram descobertos em três lugarejos perto da cidade de Yueyang na provincia de Hunan.  
 
As sementes suspeitas forma confiscadas e aquelas já semeadas forma destruídas – com compensação aos agricultores afetados, de acordo com o valor pago por eles, pelas sementes.
 http://www.gmwatch.org/index.php?option=com_content&view=article&id=12310
 
–––––––––––––––––––––––––––––-  
BIOLOGIA SINTÉTICA
–––––––––––––––––––––––––––––-  
 + VIA ARTIFICIAL: DEIXE O POVO DECIDIR
O povo tem sido excluído do desenvolvimento de formas sintéticas de vida, dizem Tom Wakeford e Jackie Há em um artigo para a New Scientist. Os autores afirmam que a propagando sobre a biologia sintética, pode seduzir os governos a desviar recursos escasso de tecnologias já comprovadas. As alegações pro “sinbio” incluem a possibilidade de gerar organismos capazes de conter as alterações climáticas, pela absorção do excesso de carbono. 
 
Dizem os autores que incluir o povo no debate de tais problemas é vital, porque o mesmo frequentemente tem estado certo: “No entender dos pesquisadores, os pânicos MMR e GM e até o desastre BSE, são jogados no mesmo saco como exemplos de povo ignorante contra a verdade científica. Consiste o problema em que, no caso dos GMs e do BSE, o povo estava parcialmente correto. O risco de alimentar gado com os miolo de outro gado não foi adequadamente analisado, e alimentos GM não se revelaram a bala mágica para aumentar a produtividade de pequenos agricultores. Em ambos os casos, não só as previsões oficiais eram deficientes, mas especialistas chave estavam relutantes em ser francos, acerca das incertezas e falhas no conhecimento que apoiava seus conselhos. 
 http://www.gmwatch.org/index.php?option=com_content&view=article&id=12308

 –––––––––––––––––––––––––––––-  
ROTULAGE GM
–––––––––––––––––––––––––––––-  
 + EUROPA: AJA – OPORTUNIDADE DE ROTULAR ALIMENTOS DERIVADOS DE ANIMAIS ALIMENTADOS COM RAÇíO GM
No dia 19 de Julho o plenário do Parlamento Europeu votará significativas emendas ao Novo Regulamento Alimentar, esmagadoramente apoiado, em Maio, pelo Comitê do Meio Ambiente da UE. 
 
São elas:
1) um novo requerimento solicitando que todos os alimentos derivados de animais alimentados com ração GM seja rotulados 
 
2) oposição a qualquer autorização para o uso de alimentos derivados de animais clonados e de seus descendentes, e solicitação à Comissão de preparar uma proposta em separado definitivamente proibindo-a
 3) Um requerimento pedindo que alimentos produzidos por nanotecnóloga sejam submetidos a análises de risco específicas, antes de serem liberados para comercialização 
 Este voto poderia fechar o furo que permite que soja e milho GM entrem desapercebidos pelo público, como ração animal, na cadeia alimentar da UE. Ele proporcionará ao público da UE uma escolha genuína, se querem ou não comprar produtos produzidos a partir de lavouras GM e permitirá que agricultores e varejistas forneçam informações claras em suas embalagens. 
 http://www.gmwatch.org/index.php?option=com_content&view=article&id=12316
 
+ EUA: ROTULAGEM DE OGMs APRESENTADA NO CONGRESSO http://bit.ly/bOse4r
 
+ EUA  LOBBIES BLOQUEIAM ROTULAGEM OGM NA AUSTRÁLIA
Empresas de biotecnologia dos EUA estão fazendo lobby para influenciar o governo australiano a não rotular produtos GM, asseverando que isto seria uma restrição excessiva Para o comércio com os EUA.
http://bit.ly/b5lRXr
 
^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^
RESTO DAS NOTÍCIAS DO MÊS EM POUCAS PALAVRAS
Para aqueles que não recebem o Weekly Watch
^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^
 –––––––––––––––––––––––––––––-  
LOBBYWATCH
–––––––––––––––––––––––––––––-  
 
+ RU: ACADÊMICO IMPORTANTE PEDE DEMISSíO DO "DIÁLOGO PÚBLICO" SOBRE OGMs DA FSA 
Brian Wynne era vice presidente de um grupo orientador, criado pela Agência de Padrões Alimentares (FSA – sigla em inglês), para aferir a disposição do público com relação aos alimentos GM. Porém ele disse que a consulta pública estava “viciada”, desde o início, em favor da nova e controversa tecnologia 
 Wynne foi o segundo membro eminete do grupo orientador da FSA a desertar. Antes, nessa semana outro, membro do gruo, a Dra. Helen Wallace renunciou, em protesto contra as ligações da FSA com a indústria agro química. Os contribuintes ficarão chocados em saber que a FSA está desperdiçando dinheiro publico, em relações públicas para as empresas GM”, disse ela
 A Agência de Padrão Alimentar, que havia sido autorizada pelo antigo governo trabalhista para aferir a disposição do público com relação ao cultivo e alimentação dos alimentos controversos, disse que ela perguntaria à nova coalizão governamental se ela deveria continuar com o diálogo. 
 http://www.gmwatch.eu/index.php?option=com_content&view=article&id=12253
 http://www.gmwatch.eu/index.php?option=com_content&view=article&id=12254
 http://www.gmwatch.eu/index.php?option=com_content&view=article&id=12257
 http://www.gmwatch.org/index.php?option=com_content&view=article&id=12258

 + PROPOSTA SINISTRA PARA ENREDAR A OPINIíO PÚBLICA – BLYTHMAN ESCRITORA SOBRE ALIMENTAÇíO
 Joanna Blythman é uma jornalista e escritora, Ela comentou o “diálogo público“ da FSA sobre OGMs. “Como parte do empenho em reconstruir as abaladas finanças públicas, a nova coalizão governamental assume o compromisso de reduzir o número de assessorias gordas, dispendiosas e antidemocráticas que infestam a vida pública. Uma das primeiras para a degola deveria ser a Agência de Padrão Alimentar, uma sangria de GPG 135 milhões (R$ 370 300 000) ao contribuinte e uma ameaça ao público. Originalmente estabelecida para dar proteção ao consumidor, ela agora age como porta voz dos grandes negócios”. 
 http://www.gmwatch.org/index.php?option=com_content&view=article&id=12259

 + MAIS ACADÊMICOS PROEMINENTES CONDENAM O “DIÁLOGO“ FSA OGM 
Outros acadêmicos proeminentes têm escrito ao jornal Telegraph condenando o “diálogo” da FSA com os GMs. 
 http://www.gmwatch.org/index.php?option=com_content&view=article&id=12265
 
 + CHEFE DA FSA CONDENADO POR ESTIGMATIZAR “ANTI-CIÊNCIA” PÚBLICA
O chefe da Agência de Padrão Alimentar, Lord Jeff Rooker, tem sido condenado por criticar adversários da alimentação GM como “anti-ciência.” 
 http://www.gmwatch.org/index.php?option=com_content&view=article&id=12274
 http://www.gmwatch.org/index.php?option=com_content&view=article&id=12272

 + LOBBY GM AJUDOU A REDIGIR RELATÓRIO DECISIVO SOBRE ABASTECIMENTO DE ALIMENTOS NO RU
Uma poderosa organização lobbista, representando os interesses comerciais da biotecnologia, ajudou a redigir um relatório chave da FSA. E_mails entre a FSA e o Conselho de Agricultura Biotecnológica (ABC – sigla em inglês) mostram que o conselho inseriu frases chave, fortalecendo o caso pro alimentação GM, as quais terminaram inseridas no relatório final. O relatório “O trabalho da Agencia de Padrão Alimentar sobre mudanças no mercado e sistema regulador GM", examina como produtos GM estão entrando no RU, onde o cultivo de produtos GM está proibido, através do sistema de alimentação animal. Nele consta que os preços da alimentação poderiam subir se produtos GM continuem a ser excluídos. 
 http://www.gmwatch.org/index.php?option=com_content&view=article&id=12265
  
+ CIENISTA CHAMA A FSA DE “PIONEIRA EM TRANSPARÊNCIA”
 O neurocientista Colin Blakemore tem defendido a FSA, chamando-a de “pioneira em transparência”, com um “compromisso rigoroso e com a melhor evidência”, e de fazer “esforços em fazer consulta ampla e sem viés, para            o planejaimento de conselhos ao governo”! Ele também qualifica as críticas aos alimentos GM como “caça às bruxas”. 
 http://www.gmwatch.org/index.php?option=com_content&view=article&id=12265
 Para mais detalhes sobre a história real da FSA e como ela foi condenada por viés excessivo: 
 
–––––––––––––––––––––––––––––-  
LAVAGEM
–––––––––––––––––––––––––––––- 
 
+230 GRUPOS CONDENAM LAVAGEM DO RTRS
A Mesa Redonda para Soja Responsável (RTRS – sigla em inglês), uma iniciativa do WWF e das indústrias de alimentação e biotecnologia, para a lavagem, que tem por alvo certificar a produção de soja, altamente prejudicial como “responsável”, foi condenada por uma aliança de mais do que 230 organizações internacionais de ambientalistas, agricultores e consumidores de mais do que 30 países. Estes grupos salientaram que os critérios para avaliar soja “responsável” foram agora amplamente desacreditados. 
 http://www.gmwatch.org/index.php?option=com_content&view=article&id=12245
 http://www.gmwatch.org/index.php?option=com_content&view=article&id=12270
 –––––––––––––––––––––––––––––-  
CLONANGEM
–––––––––––––––––––––––––––––-  
 
+ UNIíO EUROPÉIA: NíO À CARNE CLONADA
O comitê do meio ambiente do Parlamento Europeu votou em favor de não autorizar a entrada, nos mercados da UE, de quaisquer alimentos originados de animais clonados, pondo os Parlamentares em rota de colisão com a Comissão Européia e o Conselho de Ministros da UE. 
 Um novo relatório sobre Testes da Biotecnologia, preparado pelo parlamentar alemão Martin Häusling (Verdes), conclui que a clonagem teria efeitos adversos sobre a saúde humana. Diz Häusling, “Taxas Mais altas de moléstias e malformações de fígado e cérebro de camundongos, ovelhas e vacas, foram constatados. Além disso, estes efeitos puderamser constados , também, nas gerações subseqüentes destes animais clonados. Do ponto de vista dos consumidores, é alarmante que pesquisas nos EUA têm mostrado em alguns casos que até a composição do leite pode apresentara diferenças entre animais clonados e não clonados. http://www.gmwatch.eu/index.php?option=com_content&view=article&id=12251 

–––––––––––––––––––––––––––––-  
CONTAMINAÇíO
–––––––––––––––––––––––––––––- 
 
+ MILHO GM INTERDITADO PLANTADO NA ALEMANHA
Um milho GM interditado na UE, o NK603, foi plantado por toda Alemanha. Não está bem claro como ocorreu essa contaminação, mas poderá custar aos agricultores milhões de Euros, pois as lavouras devem ser destruídas. 
 http://www.gmwatch.org/index.php?option=com_content&view=article&id=12267

–––––––––––––––––––––––––––––-  
SUPER ERVAS DANINHAS
–––––––––––––––––––––––––––––-
 
+ SURTO DE SUPER ERVAS DANINHAS PROVOCA CORRIDA DE ARMAS
Super ervas daninhas resistentes e imunes ao Roundup estão invadindo os campos, induzindo um contra ataque do agronegócio que poderia permitir que os agricultores utilizem mais herbicidas antigos e mais potentes. O artigo informa: “Ao passo que invasores desagradáveis com nomes como buva, coniza e bracchiaria adquirem imunidade ao poderoso Roundup, as empresas de produtos químicos estão limpando o pó de herbicidas potentes de antanho para um ataque às novas super ervas daninhas. E grandes empresas de produtos químicos – tirando uma página do livro da Monsanto – estão engenheirando variedades de lavouras que permitirão aos agricultores pulverizai livremente com estes herbicidas fortes e antigos, em vez de, a fim de poupar as lavouras, usá-los cirurgicamente. “A Dow Chemical Co., a DuPont Co., a Bayer AG, a BASF SE e a Syngenta AG, estão, em conjunto gastando centenas de milhões de dólares para desenvolver sementes de soja, milho e algodão que podem sobreviver, ensopando-os com herbicidas de décadas atrás.” Dan Dyer chefe de pesquisa e desenvolvimento da Syngenta, é citado dizendo, “O negócio dos herbicidas era bom antes que o Roundup quase o exterminou. agora está novamente ficando divertido.”
http://www.gmwatch.org/index.php?option=com_content&view=article&id=12263
  
+ IMPACTO DA BUVA RESISTENTE AO GLIFOSATO NOS EUA AGRICULTURA
A rápida expansão da buva resistente ao glifosato constitui o maior fracasso agronômico das sementes GM Roundup Ready (RR). Um novo documento da rede Third World examina o problema. 
 http://www.gmwatch.org/index.php?option=com_content&view=article&id=12249
 Novo documento em PDF aqui: http://bit.ly/9HQYzw
 –––––––––––––––––––––––––––––-  
RESISTÊNCIA
–––––––––––––––––––––––––––––  
 
+ LUGAR-CASEY, GM E GATES
Um novo documento da posição da AGRA Watch examina com mais detalhe ao PL Lugar-Casey, “um estudo de caso dos interesses interligados dos grandes negócios, da grande filantropia, da política externa dos EUA e do USAID”. Ele salienta, também, novos desenvolvimentos tanto na legislação queniana como na política econômica internacional que “ameaçam usar a crise mundial de alimentos como abertura para consolidar a engenharia genética como parte necessária das estratégias de segurança alimentar.” AGRA Watch criada em 2008 para opor-se à participação da Fundação Gates na problemática Alliança para uma Revolução Verde na África, e apoiar alternativas agro-ecológicas sustentáveis já sendo utilizadas na África
http://www.gmwatch.org/latest-listing/1-news-items/12296-lugar-casey-gm-and-gates

 
+ 10.000 AGRICULTORES MARCHAM CONTRA A MONSANTO NO HAITÍ
10.000 Agricultores, estimadamente, reuniram-se no dia 4 de Junho de 2010, no centro do Haiti, para uma marcha em protesto do que foi descrito como o próximo terremoto no Haiti” – uma doação de 475 toneladas de sementes de milho híbrido e de legumes pela, Monsanto, gigante do agronegócio sediada nos EUA em parceria com a USAID.
http://www.gmwatch.org/index.php?option=com_content&view=article&id=12276
 
+ MEXICO: PRIMEIRA LAVOURA DE MILHO GM PROVOCA RAIVA 
A primeira safra de milho GM – a ser colhida mais para o fim deste mês – está provocando raiva e ansiedade; 
 http://www.gmwatch.org/latest-listing/1-news-items/12294-gm-crop-battle-in-latin-america
  
+ CHILE: MOBOLIZAÇíO CONTRA LAVOURAS GM
 Dúzias de organizações da sociedade civil estão unidas da luta contra o PL do Senado, um assim chamado “Direito de Plantar do Criador” que, afirmam, porá em perigo as sementes crioulas, causando impacto negativo à saúde do consumidor, ameaçando as exportações agrícolas e a produção orgânica, aumentando a dependência dos agricultores nas organizações agroquímicas e elevando o preço dos alimentos. 
 http://www.gmwatch.org/latest-listing/1-news-items/12294-gm-crop-battle-in-latin-america

 + BOLIVIA: LAVOURAS GM NíO SíO BENVINDAS
O presidente Evo Morales, da Bolívia, decretou um período de transição de cinco anos para eliminar lavouras GM do território nacional, bem como para um processo de resgate das sementes crioulas, a fim de promover a soberania alimentar. 
 http://www.gmwatch.org/latest-listing/1-news-items/12294-gm-crop-battle-in-latin-america

 + CÓLERA ESCOSSEZA PORQUÊ O MINISTRO DO RU APOIA LAVORAS GM
Os governos escocês e do RU podem estar a ponto de um conflito sobre lavouras GM depois que a ministra conservadora parecia estar apoiando cultivá-los na Grã Bretanha. A recém empossada secretária do Meio Ambiente do RU, Caroline Spelman, disse que era em favor de alimentos GM “nas circunstâncias certas” durante uma entrevista a um jornal. No entanto, o Governo Escocês apressou-se em esclarecer sua oposição “fundamental” a esta posição, que potencialmente poderia significar que lavouras GM, plantadas nas áreas fronteiriças tais como Northumberland e Cumbria, afetariam a Escócia…
 http://www.gmwatch.org/index.php?option=com_content&view=article&id=12266

 + ALEMANHA:  RÓTULOS LIVRE DE GM RENDE SURTO DE VENDAS
O maior laticínio do mundo obteve um grande aumento nas suas vendas com produtos livres de GM.
 http://is.gd/cVAI4

 + DOIS TERÇOS QUEREM QUE LAVOURAS GM FIQUEM FORA DA CADE IA ALIMENTÍCIA
Uma nova pesquisa da GFK NOP, encomendada pela “Friends of the Earth” e “GM Freeze, revelou que dois terços das pessoas no RU, querem que lavouras GM sejam mantidas fora da cadeia alimentar.” A pesquisa revelou, também, que 72 por cento pagaria mais por alimentos não-GM.
 
A pesquisa veio em seguida à notícia de que a Asda, varejista de alimentos da Walmart, abandonou seu compromisso com ovos e aves livres de GM. Os grupos em campanha estão solicitando à Asda e outros supermercados que correspondam à opinião pública, comprometendo-se a ficar fora do mercado nacional de carne e laticínios GM. 
 http://www.gmwatch.org/index.php?option=com_content&view=article&id=12283
 http://www.gmwatch.org/index.php?option=com_content&view=article&id=12286

 + A BULGÁRIA AGE PARA PROTEGER CRIANÇAS DO OGMs
A proibição de todos os produtos e ingredientes GM na alimentação de crianças na Bulgária, foi proposta em uma emenda na Lei Para Alimentação
 http://www.gmwatch.org/index.php?option=com_content&view=article&id=12291

 + LUXEMBURGO PROIBE A BATATA GM “AMFLORA”
O Ministro da Saúde, Mars Di Bartolomeo, proibiu, no país, o cultivo da batata GM “Amflora” da BASF. 
 http://www.gmwatch.org/latest-listing/1-news-items/12297-luxembourg-bans-basfs-gm-potato

 –––––––––––––––––––––––––––––-  
ANIMAIS GM
–––––––––––––––––––––––––––––-  
 
+ PARE ESTE PORQUINHO GM
Conforme a tecnologia fica cada vez mais complexa e nossos problemas ambientais cada vez mais sérios, os “arranjos tecnológicos” propostos pela industria ficam cada vez mais cômicos e perigosos, afirma Lucy Sharratt, em um artigo a respeito do Enviroporco, geneticamente engenheirado para produzir menos fósforo em sua fezes, como solução para a poluição da água, causada pelo chorume das fazendas industriais. Sharrat diz que o Enviroporco é “um clássico arranjo tecnológico falso, que desconsidera a verdadeira causa do problema e, em lugar dele, tenta desenvolver, a grande custo, um novo e lustroso produto, patenteado para comercialização, com a finalidade de mascarar os sintomas.  
 http://www.gmwatch.eu/index.php?option=com_content&view=article&id=12252

 –––––––––––––––––––––––––––––-  
PESQUISA
–––––––––––––––––––––––––––––-  
 
+ EFEITOS NíO PREVISTOS ENCONTRADOS EM ARROZ GM
Em uma pesquisa conduzida por cientistas chineses, três variedades de arroz GM com resistência a doenças devidas a fungos ou insetos, foram estudados, comparando-os com contrapártes de arroz não-GM em termos de nutrientes chave, tais como de proteínas, amino ácidos, lipídios, vitaminas elementos e ácido fítico antinutriente Diferenças significativas foram encontradas para estes compostos, com exceção do ácido fítico.
 
Comentário do Prof. Joe Cummings: “Na América do Norte (como em outras partes) a segurança das lavouras GM têm sido avaliadas em superstição e nas palavras mágicas ’equivalência substancial’. O documento sobre o arroz GM, mostra como as numerosas diferenças reais entre lavouras GM e convencionais, podem ser avaliadas cientificamente.” 
 http://www.gmwatch.org/index.php?option=com_content&view=article&id=12278
 http://bit.ly/cSpos7

 + EFEITOS NíO INTENCIONAIS ENCONTRADOS EM MILHO GM
Em um estudo prévio, milho nativo e milho Bt GM transformado péla inserção de um único gene e cultivados lado-a-lado sob as mesmas condições foram comparados. Em comparação com o milho nativo o milho GM tinha muitos genes expressos diferentemente – em vez de apenas um – como seria de se esperar da inserção de apenas um gene. Aparentemente não havia qualquer padrão nestas diferenças. Um ponto com expressão nova, no milho GM, foi a gamma-zeina, um alérgeno conhecido; adicionalmente algumas proteínas, como as globulinas, estavam truncadas com respeito aos seus controles, o que pode ser devido a inserção do gene.
 
Comentário do Dr. Michael Antoniou: “Mesmo, pelas atuais análises grosseiras, nenhuma lavoura GM foi encontrada sendo ‘substancialmente equivalente' à suas linha isogênica ascendente, se ambas forem apropriadamente cultivadas lado-a-lado, sob as mesmas condições. para minimizar variáveis ambientalmente provocadas e, assim, isolar e revelar o efeito do processo transformacional GM." 
 http://www.gmwatch.org/index.php?option=com_content&view=article&id=12278
 http://bit.ly/cSpos7

 –––––––––––––––––––––––––––––-  
EXPANSíO GM / APROVAÇÕES
–––––––––––––––––––––––––––––-  
 
+ ALERTA SOBRE TESTES DA BATATA GM NO RU
O primeiro teste de campo de batatas GM foi plantado – contrariando à opinião e reclamações públicas dos militantes verdes. O teste, financiado pelo contribuinte, é projetado a criar uma lavoura resistente a uma doença séria chamada ferrugem. Críticos, porém, argumentam que o experimento é um desperdício de dinheiro público, porquê batatas resistentes à ferrugem, obtidas através de técnicas naturais, já existem. 
 http://www.gmwatch.org/index.php?option=com_content&view=article&id=12271
 http://www.gmwatch.org/index.php?option=com_content&view=article&id=12273
 http://gmwatch.org/index.php?option=com_content&view=article&id=12269
  
Jonathan Jones, cientista sênior do Laboratório Sainsbury é o encarregado do projeto. Jones tem uma longa história de apoio fervoroso das lavouras GM e é co-fundador da Mendel Biotechnology, que tem na Monsanto seu principal investidor e colaborador. 
 http://www.powerbase.info/index.php/Jonathan_Jones

 –––––––––––––––––––––––––––––-  
FRACASSOS GM 
–––––––––––––––––––––––––––––-  
 
+ BRASIL NOVAMENTE QUEBR O RECORDE EM PESTICIDAS
Em 2008 o Brasil foi líder mundial no uso de pesticidas e em 2009 quebrou seu próprio recorde Acima de um milhão de toneladas foram comercializadas, o que representa uma média de 22 kg por hectare na safra 2009/2010, ou 5 kg por habitante! Os herbicidas usados na soja foram responsáveis pelo aumento no total de agroquímicos. Mesmo que a safra 2009/2010 de milho GM fosse a primeira no país – com a promessa de uma diminuição no uso de pesticidas – o uso de produtos químicos tóxicos manteve-se o mesmo para esta safra
 http://www.gmwatch.org/index.php?option=com_content&view=article&id=12279 + PARAGUAI: CRIAÇíO E  SOJA GM ESTíO CAUSANDO DESMATAMENTO
 http://bit.ly/bvv1H9
 
–––––––––––––––––––––––––––––-  
SUCCESSOS NíO GM
–––––––––––––––––––––––––––––-  
 
+ CULTIVO DO ALGODíO ORGNICO GANHA DO GM NA ÍNDIA – RELATÓRIO
Um novo relatório sobre o cultivo do algodão na Índia, para o Greenpeace Internacional, pelo Dr. Reyes Tirado mostra: 
 *Cotonicultores Bt sofrem mais danos devidos  a pragas do que cotonicultores orgânicos, devido a ataques de pragas secundarias e do bicudo que desenvolveu resistência ao Bt .
 
* Um total de 26 pesticidas químicos foram usados por agricultores Bt, os quais normalmente aplicam pesticidas classificados pela Organização Mundial de Saúde como Extremamente ou Altamente Perigosos.
 
*Cotonicultores orgânicos adotam métodos que requerem gastos muito pequenos com o controle de pragas.
 
*A renda líquida do algodão é 200% maior pára cotonicultores orgânicos do que para os cotonicultores Bt no ano 2009/2010 afetado pela seca, enquanto não houve diferença significativa entre cotonicultores Bt e orgânicos no ano de chuvas favoráveis (2008/200)           
 
* A diferença em renda deve-se principalmente ao custo maior do cultivo do algodão Bt*Cotonicultores orgânicos cultivam duas vezes mais lavouras, além do algodão, do que os cotonicultores do algodão Bt.  A renda líquida de uma fazenda como um todo é 90% maior para agricultores orgânicos (2009/2010 – semelhante a 2008/2009)
 
* Cotonicultores Bt têm endividamento 65% maior do que cotonicultores orgânicos.0
 http://www.gmwatch.org/index.php?option=com_content&view=article&id=12284
  
Baixe o relatório “Colhendo Algoidão – A escolha entre cotonicultores orgãnicos e genéticamente engenheirados no sul da Índia. 
http://greenpeace.in/safefood/wp-content/uploads/2010/06/Picking-Cotton.pdf
 Ensaio fotográfico e comentário áudio: 
 http://bit.ly/df1SQk

 + BATATA NíO-GM RESISTENTE À FERRUGEM APERFEIÇOA A PRODUÇíO DO PEQUENO AGRICULTOR
http://www.seedquest.com/news.php?type=news&id_article=7185&id_region=&id_category=47&id_crop=
 
+ TORNANDO O MILHO QUENIANO SEGURO CONTRA AFLOTOXINAS COM CONTROLE BIOLÓGICO NíO-GM
Natural, seguro e econômico
 http://www.genet-info.org/information-services/news/en/22110.html

 + ÁFRICA: PESQUISADORES DESENVOLVERM SORGO STRIGA-RESiSTENTE 
http://bit.ly/bDhoHN