Print
PESQUISA
CONTAMINAÇíO
FUSíO DE EMPRESASECO-TERRORISMO
RESISTENCIA
SEGURANÇA ALIMENTAR
SOJA OGM
LOBBYWATCH
EUROPA
SAÚDE E RISCOS DA BIOSEGURNAÇA
NOTÍCIAS DAS EMPRESAS
IGREJA CATÓLICA

––––––––––––––––––––––––––––––––––––––
PESQUISA
––––––––––––––––––––––––––––––––––––––

+ RAÇíO ANIMAL OGM TEM BAIXA TAXA DE CONVERSíO
Resultados de estudos na Alemanha e nos EUA realizado por agricultores, mostram que animais criados com ração não-GM produzem mais carne e de melhor qualidade dos que os criados com ração OGM. Os mesmos estudos relatam problemas de saúde, tais com úlceras estomacais em animais alimentados com ração OGM.

COMENTÁRIO DE GM Watch : A indústria OGM e seus amigos no governo tiraram vantagem dos custos espiralantes da ração animal, para alegar que a UE deveria relaxar sua posição de tolerância zero para ração animal OGM não aprovada, a fim de ajudar aos agricultores em dificuldades.  Bem, aqui está a prova de que ração animal OGM, longe de ajudar aos agricultores, traz-lhes desvantagens.

Um cientista que fez muitos estudos sobra ração animal nos conta que a principal (alguns podem até dizer a única) consideração para avaliar a qualidade da alimentação animal é a taxa de conversão. Isto é o aumento de peso do animal. Por quilo consumido da ração em teste. Agora que temos prova científica que a ração OGM resulta em uma taxa de conversão menor, confiamos não mais precisar dar atenção aos lobistas pro-OGM, que elogiam a ração animal OGM como solução para a crise de alimentos.http://www.walesonline.co.uk/countryside-farming-news/country-farming-columnists
/2008/12/16/alimentação-ogm-não-é-solução-para-nossos-anmais-91466-22483001/

+ TOLERANCIA OGM AO SAL “COMPLEXO DEMAIS” PARA SER OBTIDO
Cultivar safras em água salgada está se tornando cada vez mais necessário, para superar a escassez de água doce, porém, conforme um artigo  na publicação Science /2008/12/16/alimentação ogm não é a resposta para nossos animais-91466-22483001/,  a engenharia genética fracassou na obtenção de lavouras tolerantes ao sal. 
Os pesquisadores holandeses dizem que introduzir tolerância ao sal em lavouras geneticamente modificadas, por enquanto tem se provado impossível porque “as manipulações genéticas necessárias para este fim, presentemente podem ser complexas demais.”
http://news.bbc.co.uk/1/hi/sci/tech/7765109.stm

+ SUBESTIMADOS OS RISCOS DE CONTAM INAÇíO – ESTUDO
Nova pesquisa na França mostra, que as diretrizes relativas a distâncias seguras de isolamento para milho OGM, podem não impedir adequadamente a polinização cruzada com lavouras convencionais. As descobertas sugerem que se a plantação de milho OGM for adotado mais amplamente pelos agricultores, os modelos existentes subestimam a distancia “segura” entre lavouras OGM e lavouras não-OGM. }
http://www.environmental-expert.com/resultEachPressRelease.aspx?cid=8819&codi=41
060&idproducttype=8&level=0

––––––––––––––––––––––––––––––––––––––
CONTAMINAÇíO
––––––––––––––––––––––––––––––––––––––

+ RU:  UM ERRO CRASSO COM LAVOURA OGM CONTAMINADA
Uma lavoura OGM, de canola contaminada, foi plantada ilegalmente em uma fazenda no Somerset, erro que poderia permitir que estes genes se espalhem a outras lavouras, a ervas daninhas e ao mel. A característica OGM da canola desenvolvida pela Monsanto, tem por fim proteger a planta contra pulverizações pesadas com herbicidas. Se esta característica for transmitida a plantas silvestres da mesma família, esta mesma resistência química poderia ser transmitida, criando as chamadas super ervas daninhas.
http://www.dailymail.co.uk/news/article-1008476/GM-contaminatedp-crop
grown-blunder-sparking-fears-gene-spread-fields.html
+ EUA: ALGODíO OGM NíO AUTORIZADO CONTAMINA RAÇíO ANIMAL
No mês passado, uma variedade não autorizada de algodão OGM foi misturada, acidentalmente,  com outro algodão colhido no Texas. O algodão OGM cultivado no Texas ocidental, estava estocado em um armazém, junto com 20.000 toneladas de semente comercial de algodão. Praticamente a metade desta lavoura já havia sido esmagada para obtenção de óleo e farelo de algodão para uso em ração animal, antes que os inspetores na Monsanto, que planta este algodão experimental em um campo de prova, percebessem o erro.
http://www.google.com/hostednews/ap/article/ALeqM5hC7U_BFHfE7fQmWoybm
UPfeAeS_gD94RI6F80
http://www.aphis.usda.gov/newsroom/content/2008/12/infruit.shtml

+ CONTAMINAÇíO OCORRE NA MEDIDA EM QUE O USDA ATENUA AS REGRAS BIOTÉCNICAS
Esta contaminação ocorreu justamente quando o USDA estava finalizando o trabalho de elaboração de regras que enfraquecerão substancialmente a supervisão da biotecnologia, antes do término da administração Bush. A União de Cientistas Preocupados (UCS – sigla em inglês) recentemente apresentou comentários sobre as regras propostas, asperamente criticando a maneira de elaborar regras do USDA, como sendo “uma séria renúncia das suas responsabilidades” de regulamentar a biotecnologia agrícola, e assegurar que as lavouras OGM sejam produzidas e utilizadas com segurança.Para ver os cometários da UCS sobre a regra proposta, ir para:
http://www.ucsusa.org/assets/documents/food_and_agriculture/UCS-comments-
Regra-FINAL-APHIS -11-24-08.pdf


––––––––––––––––––––––––––––––––––––––
FUSíO DE EMPRESAS
––––––––––––––––––––––––––––––––––––––

+ COMISSíO DA EU: “REGRA DOS GRANDES ESTABELECIMEN TOS OK”
Ativistas contestaram a legitimidade do Grupo de Especialistas da Comissão Européia, depois que a Comissão disse que era aceitável que alguns de seus membros fossem dos grandes estabeleciemtos.

O ativista Yiorgos Vassalos do ALTER-UE disse: “Até as próprias diretrizes da Comissão  estão sendo violadas, pois os Grupos de Especialistas, incluindo um sobre biotecnologia e carvão são totalmente controlados pela indústria.”
 
{ALTER-UE pediu à Comissão que esclarecesse como tais Grupos de Especialistas satisfazem aos próprios códigos de conduta da Comissão sobre consultoria e o uso de conhecimentos, quando os mesmos afirmam que uma “diversidade de pontos de vista” deve ser levada em consideração.
 A Comissão até o  momento recusou-se a esclarecer este ponto.

+ OBAMA NOMEIA VILSACK PARA SECRETARIA
O Presidenta eleito dos EUA, Barack Obama, nomeou o ex governador de Iowa e lobista para  agrinegócio/etanol/biotec, Tom Vilsack, para Secretário da Agricultura.
http://gristmill.grist.org/story/2008/12/16/2326/6775
Comentário de GM Watch: Esta nomeação frustra toda esperança de um futuro sustentável e ajudará a criar tanta confiança na agricultura dos EUA quanto nas sua instituições financeiras.
Mais comentários: http://www.democracynow.org/2008/12/18/obama_picks_pro_ethanol_former_iowa
http://www.npr.org/templates/story/.php?storyld=98417440
http://stuffeddandstarved.org/drupal/node/452
Reação de Vilsack de milho ser contaminado com vacina de porco de farma-milho OGM:
http://www.mindfully.org/GE/GE4/ProdiGene-Under-Fire14nov02.htm
TOME UMA ATITUDE: Oponha-se à confirmação da nomeação de Tom Vilsack como Secretário da Agricultura.
http://salsa.democracyinaction.org/o/642/petition.jsp?petition_KEY=1783
No time de Obama, os “Yes Men”  da biotecnologia, ameaçam expandir, em nossas dietas, o uso de alimentos OGM perigosos.
http://www.huffingtonpost.com/jeffrey-smith/obamas-team-includes-dang_b_147188.h TOME UMA ATITUDE: Assine uma petição solicitando ao Presidente Obamaque  implemente o seu plano de rotulagem ampla e significativa.
http://www.responsibletechnology.org/GMFree/TakeAction/MandatoryLabelingPetition to/index.cfm
––––––––––––––––––––––––––––––––––––––
ECO-TERRORISMO
––––––––––––––––––––––––––––––––––––––

+ RU: CRIMILALIZAÇíO DE PROTESTO
Uma lei aprovada clandestinamente, sob o pretexto de proteger as mulheres de assédios, já está sendo usada para sufocar um protesto pacífico, informa George Monbiot. Usando a Lei de 1997 de Proteção contra Assédio, a empresa de eletricidade REW obteve um mandado contra os habitantes de Oxfordshire, que estavam protestando pacificamente contra os seus planos de encher uma lagoa com cinzas volantes. Quem desobedecer a este mandado, poderá sofrer cinco anos de cadeia.
Para obter um mandado a empresa precisa apenas mostrar que alguém se sente “alarmado ou angustiado” por manifestantes, um requisito tão vago que pode significar quase tudo.  Além disso, os manifestantes de Oxfordshire tiveram seus nomes incluídos pela Unidade Nacional de Coordenação Tática contra Extremismos (Netcu – sigla em inglês), o corpo policial de combate a extremistas, numa lista da “alta corte de mandados relativos a campanhas extremistas domésticas”. O pedido de uma pessoa solicitando que seu nome fosse removido foi recusado.

A Unidade Nacional de Coordenação Tática contra Extremismos alega que extremismo doméstico “é mais freqüentemente associado a protestos individuais, tais como dos direitos dos animais, anti guerra, anti globalização e anti lavouras OGM. Porém com exceção de protestos pelos direitos dos animais, as campanhas no RU têm, na sua maioria, sido pacíficas.
http://www.guardian.co.uk/commentisfree/2008/dec/23/activists-conservation-polic Comentário de GM Watch: No início de 2005 GM Watch alertou sobre furos legais para reprimir manifestantes anti-OGM, especialmente em vista  do apoio demonstrados por júris às ações dos manifestantes. Não fomos os únicos a desfraldar esta bandeira. Julian Little, o relações públicas da Bayer CropScience, disse ao The Telegraph: “Temos a esperança de que esta nova legislação que reprime protestos pelos direitos dos animais, venha também ser aplicada a nos.”
http://www.non-gm-farmers.com/news_print.asp?ID=2113


+ PAIS DE GALES: LAVOURA SECRETA DE MILHO OGM  INICÍA POLÊMICA
Jonathon Harrington, biólogo de plantas, alega ter desafiado a declaração da Assembléia Governamental que o País de Gales, é zona livre do OGMs, plantado secretamente nas suas terras,uma lavoura de milho OGM. Harrington, que afirma ter plantado milho em sua fazenda em Tregoyd near Hay-on-Wye, disse: “Eu queria frisar que deveríamos acolher a tecnologia das lavouras OGM e que o País de Gales não poderia ser descrito com zona livre de OGMs”. Longe de evitar esta tecnologia, AMs deveria pressionar para que a sua introdução seja feita com a possível brevidade, a fim de superar alguns dos problemas  enfrentados pela nossa indústria da agrícola.

Harrington não explicou como o seu milho, que ele admite não “produziu bem”, deve ajudar aos agricultores do País de Gales.
http://www.walesonline.co.uk/countryside-farming-news/farming-news/2009/01/03/secret-maize-harvest-startrs-gm-row-01466-22595858/


––––––––––––––––––––––––––––––––––––––
RESISTENCIA
––––––––––––––––––––––––––––––––––––––

+ CHINESES QUEREM ALIMENTOS LIVRES DE OGMs E DE PRODUTOS QUÍMICOS
Compradores chineses estão clamando por alimentos livres de OGMs e de produtos químicos, na esteira da calamidade da intoxicação por melamina, que prejudicou afetou mais do que 50.000 crianças.
http://www.grassrootsnetroots.org/articles/article_16190.cfm


––––––––––––––––––––––––––––––––––––––
SEGURANÇA ALIMENTAR
––––––––––––––––––––––––––––––––––––––

+ BENN PEDE POR UM SISTEMA ALMENTAR NOVO E SUSTENTÁVEL Em um discurso na Sociedade Fabiana, Hilary Benn, Secretário de Estado para Meio Ambiente, Alimentação e Assuntos Rurais, do RU destacou a necessidade de um sistema novo e sustentável de alimentação menos dependente de combustíveis fósseis.Cautelosamente evitou, também, mencionar o relatório do IAASTD sobre o futuro da agricultura. Seria isto porquê o relatório não endossou as lavouras OGM?
http://www.guardian.co.uk/environment/2008/dec/10/food-foodtech

+ NO PERÚ, ILEGALIDAE E FUROS LEGAIS PELOS OGMs
Enquanto o Peru espera sua legislação final, regulamentando a biossegurança, muitos se preocupam de que ela será insuficiente para proteger a segurança alimentar e a diversidade genética do país.
http://www.latinamericapress.org/articles.asp?art=5761



––––––––––––––––––––––––––––––––––––––
SOJA OGM
––––––––––––––––––––––––––––––––––––––
 
Um grande muito obrigado a todos vocês que enviaram cartas ao World Wildlife Fund (WWF), criticando  sua participação no Debate sobre Soja  OGM, acerca dos critérios de sustentabilidade para a soja OGM. A sua intervenção fui MUITO eficiente, levando o WWF a fazer uma declaração se desculpando por parecer que endossava a soja OGM.
http://www.panda.org/about_wwf/what_we_do/forests/our_solutions/responsible_fore stry/forest_conversion_agriculture/news/index.cfm?uNewsID=152801Parabens! POREM esta reposta no seu site ainda é muito fraca.
Ela está cheia de justificativas da Mesa Redonda Sobre Soja Responsável (RTRS – sigla em inglês), que completamente tirou o problema dos OGMs das discussões. A sua lógica é que a RTRS é sobre a sustentabilidade da produção de soja, seja ela OGM ou não. Isto é um sofisma completo. É  a cultura da soja OGM  que está predominando naqueles paises sul americanos, onde ela esta se provando destrutiva, tanto socialmente como para o meio ambiente. Basicamente a soja OGM não e sustentável.

Em resposta a suas cartas relativas ao Debate da Soja OGM, o WWF fala sobre a “conclusão bem-sucedida do processo RTRS”. O fato é que, a não ser que ele se fortaleça para (1) rejeitar completamente a soja OGM e (2) ter realimente garra na sua proteção da floresta tropical, será apenas um sucesso para os grande processadores de soja e a Monsanto.

Por favor escreva ao WWF dizendo que ela é cúmplice nesta lavagem através do RTRS. Se eles ainda não lhe escreveram, você pode informa-los, aqui, de sua preocupação com o seu envolvimento com esta  lavagem: Outras informações: + CUSTOS OCULTOS NA RAÇO ANIMAL OGM
Um artigo recente acerca da devastação ambiental e social causada pela expansão da  soja no Paraguai,  está aqui (85% da soja plantada no  Paraguai é OGM):
http://www.guardian.co.uk:80/environment/2008/dec/07/meat-soya-environment-parag+ A DEMANDA POR SOJA OGM CAI NO ESTADO DO PARANA, BRASIL
Este ano o comercio de sementes no Paraná ofereceu mais soja convencional do que soja OGM para a safra 2008-09. De acordo com o Secretário de Agricultura e Abastecimento Valter Bianchini, os agricultores do Paraná estão plantando menos soja OGM depois que verificaram que a lavoura convencional tinha custos de produção mais baixos.
Fonte: Agência Estadual de Notícias do Paraná 12/18/2008


––––––––––––––––––––––––––––––––––––––
LOBBYWATCH
––––––––––––––––––––––––––––––––––––––
+ REINO UNIDO NA BBC KING FAVORECE OS OGMs O ex assessor chefe sobre assuntos científicos do governo do RU, David King, esteve promovendo as lavouras OGM, desta vez em público, num café em Oxford, como parte de um serial da BBC Rádioi 4 “Ciência nas Ruas”. King promove as mentiras mais não científicas da indústria, a respeito dos OGMs, incluindo alegações que:

*15-20 anos (!) alimentação OGM pelo povo norte americano, prova que ela e inofensiva
*lavouras OGM "reduzem o uso de pesticidas”
*OGMs asseguram aos agricultores "obter rendimento em dobro das safras,”.

E ainda mais absurdo King alega, “Agora, com o  uso da tecnologia OGM, existem  variedades que são resistentes à seca, às enchentes, ao sal e a moléstias, das principais lavouras  de arroz, trigo e milho que estão sendo produzidas, o que poderia tornar a África capaz de alimentar sua população.” A verdade é que tais lavouras OGM não estão disponíveis, porém que a criação convencional destas variedades tem sido muito bem sucedida. Mas isto não impede que King dê detalhes completamente falsos, a respeito de supostos sucessos de lavouras OGMs resistentes a enchentes e secas!
Transcrição do programa em:
http://www.gmwatch.eu/archives/46-Transcript-of-David-Kings-Street-Science.html
Ouça o programa em:
http://www.bbc.co.uk/radio4/science/streetscience.shtml
Critica de Peter Melchett às alegações de King
http://www.guardian.co.uk/commentisfree/2008/dec/09/david-king-gm-crops
Street Science (Ciência nas Ruas), no programa Today da Rádio 4, e no recente programa enganoso Horizon, da BBC, “a boa luta alimentar OGM de Jimmy”, sustenta as falsas alegações de King de um marco OGM na África,  Seguem aqui os detalhes de como fazer uma reclamação à BBc, a respeito seus padrões de exatidão:http://www.bbc.co.uk/complaints/

+ FAZENDA DE JIMMY RIGOROSAMENTE LIVRE DE OGMs
Na esteira da promoção pro OGM, do programa pseudo cientifico Horizon da BBC, do suinocultor Jimmy Doherty, uma pessoa da platéia encaminhou à GM Watch um e mail da fazenda de Jimmy em resposta à  pergunta, se usam OGMs. O administrador da fazenda é categórico: “todos nossos produtos são totalmente livres de OGM, assim como a ração que usamos para nossos animais.”

+ NATURE SOBRE  IAASTD E BANGMFOOD.ORG
Um editorial no periódico Nature insinua que fracassou o relatório do IAASTD sobre o futuro da agricultura.  Isto não é verdade.  Em apenas um ponto o relatório falhou – ele deixou de agradar à indústria OGM, cujos representantes retiraram-se do processo, em sinal de protesto, quando ficou claro que o relatório não iria endossar as lavouras OGM como solução para a segurança alimentar.O editorial da Nature também deu uma publicidade bem-vinda à nova campanha que se opõe às lavouras OGM, www.banGMfood.org
http://www.nature.com/nature/journal/v456/n7221/full/456421b.html


–––––––––––––––––––––––––––––––––––––-
EUROPA
–––––––––––––––––––––––––––––––––––––-

+ EU CAMPANHA OGM UM SUCESSO
Ativistas conseguiram evitar que paises pro OGM (como o RU e a Alemanha) arruinassem uma reunião importante dos ministros do meio ambiente da UE sobre OGMs e segurança da alimentação. Acima de 70.000 mensagens foram enviadas aos políticos da EU. Em conseqüência os ministros do meio ambiente concordaram em:

* Os efeitos a longo prazo dos OGMs sobre o meio ambiente e a saúdo devem se avaliados.
* Deve existir pesquisa científica independente sobre os OGMs, e acesso a informação que atualmente e mantida em segredo pelas empresas de biotecnologia.
* A Autoridade Européia de Segurança da  Alimentação deveria levar em conta o impacto da pulverização de herbicidas sobre as lavouras OGM.
* Lavouras OGM que produzem pesticidas deveriam receber o mesmo tratamento  dado  aos pesticidas químicos.
* Regiões e comunidades locais têm o direito de estabelecer zonas livres de OGMs.

Detalhes sobre o arcabouço legal para a autorização de OGMs pode ser encontrado em:
http://www.consilium.europa.eu/ueDocs/cms_Data/docs/pressData/fr/envir/104510.pd
+ A GRí BRETANHA TENTOU BLOQUEAR UMA MEDIDA VITAL DE SEGURANÇA OGM
Um documento vazado mostra que a Grã Bretanha, individualmente, resolveu sabotar uma medida de segurança vital contra agricultores que involuntariamente plantaram lavouras OGM. O documento mostra que o governo do RU Acha-se isolado entre os estados membro europeus na oposição a uma provisão que manteria a contaminação  OGM de sementes a níveis “mínimo possíveis”
http://www.independent.co.uk/environment/green-living/britain-tries-to-block-vital-gm-safeguard-1041641.html


––––––––––––––––––––––––––––––––––––––
RISCOS À SAÚDE
––––––––––––––––––––––––––––––––––––––

+ EX-PRESIDENTE DA SEGURANÇA ALIMENTAR QUESTIONA AS ANÁLISES DOS RISCOS OGM!
Em uma entrevista surpreendente saída no YouTube, o ex presidente da Autoridade Européia de Segurança Alimentar, o Prof. Patrick Wall diz que as pessoas perderam a confiança na habilidade do EFSA em analisar os riscos alimentos
Diz o Prof Wall: “Será  que queremos que empresas gigantes possuam a cadeia alimentar?” Alimentação OGM não traz benéficos aos consumidores ... A EFSA é uma agencia de proteção aos consumidores; não para carimbar dossiês da biotecnologia... Não podemos forçar cidadãos europeus a se alimentar com produtos que não querem. Nos vivemos numa democracia. As pessoas tem o direito de discordar... Se as pessoas não querem a tecnologia (OGM) elas têm o direito de não as ter.

Apesar de o Prof Wall acreditar que os alimentos OGM aprovados pela EFSA sejam seguros, ele afirma que o painel OGM do EFSA “está carregado com especialistas que se sentem bem com a tecnologia... e que muitos deles usam-na nos seus laboratórios e na suas instituições de pesquisa, e se sentem bem confortáveis – portanto para eles – eles não veriam os mesmos riscos que talvez veja um cidadão comum...”

Ele comparou esta situação com uma convenção de  motociclistas: “se você perguntar a um motociclista ‘você acha que uma motocicleta e perigosa?` ele dirá `não`, enquanto outros pensariam que eles são meio loucos!”
Veja a entrevista completa + link para a transcrição: http://www.gmfreeireland.org/efsaComunicado à imprensa emhttp://www.gmfreeireland.org/press/GMFI44.pdf + ALIMENTOS OGM SíO UM RISCO À SAÚDE – MINISTRO DA SADÚDE DA ÍNDIA
O Dr Anbumani Ramadoss, ministro da saúde da Índia, fez um pronunciamento vigoroso, alertando para os riscos à saúde dos alimentos OGM. Falando em um encontro de agricultores ele disse que “alimento OGM é um perigo para a saúde. Nenhum teste independente, com relação à segurança do impacto da berinjela Bt sobre a saúde, foi realizado. Porém as pessoas estão pressionando pela sua introdução no mercado. O Ministério da Saúde tomará todas as medidas necessárias, para impedir que alimentos OGM sejam comercializados, a não ser que tenham sido tomadas todas as medidas de segurança. Como ministro do PMK (partido político da Índia) e como Ministro da Saúde, eu sempre vou me opor a esta tecnologia.”
http://www.gmfreeireland.org/news/index.php
http://www.hindu.com/2008/12/10/stories/2008121054150400.htm
O Governo não deveria permitira alimentos OGM no estado de Gujarat:
http://www.newkerala.com/topstory-fullnews-58360.html

NORMAS PARA TESTES DE LAVOURAS OGM CRIADAS PELA INDÚSTRIA DA BIOTECNOLOGIA
O Dr. Pushpa Bhargava foi designado pela Suprema Corte da Índia, para supervisionar o órgão regulametador dos OGMs, o CEAG, em conseqüência de uma ação de interesse público, movida por Aruna Rodrigues e outros; O Dr. Bhargava escreveu uma carta ao Primeiro Ministro da ÍndIa, exigindo uma moratória sobre a importação de alimentos OGM, até que testes adequados de segurança tenham sido feitos.
http://www.gmfreeireland.org/news/index.php
http://www.expressbuzz.com/edition/story.aspx?Title=Ban+GM+food,+GEAC+member+tel ls+PM&artid=3BQWOeSzMpI=&SectionID=Qz/kHVp9tEs=&MainSectionID=wIcBMLGbUJI=&Secti onName=UOaHCPTTmuP3XGzZRCAUTQ==&SEO=Genetic,%20Engineering,%20Approval,%20Commit tee,%20Anbuman
 
Recentemente o Dr. Bhargava tem sofrido ataques de membros do GEAC que não o querem na comissão. Agora o Centro de Segurança Alimentar (CFS – sigla em inglês) sediado em Washington, DC, escreveu uma carta aberta apoiando o movimento para testes mais rigorosos de alimentos OGM, exigidos pelo Dr. Bhargava.
http://www.madge.org.au/Docs/centreforfoodsafety.pdf

+ DEZ DOCUMENMTOS FUNDAMENTAIS SOBRE SAÚDE E SEGURANÇA OGM http://www.gmfreecymru.org/pivotal_papers_introduction.htm
 
––––––––––––––––––––––––––––––––––––––
NOTÍCIAS DAS EMPRESAS
––––––––––––––––––––––––––––––––––––––

+ MONSANTO PERDE PARTICIPAÇíO NO MERCADO
A recusa da Monsanto de reduzir os seus preços está lhe custando sua participação no mercado, conforme reportagem na publicação The Motley Fool.
http://caps.fool.com/blogs/viewpost.aspx?bpid=115238&t=01001019292467236494

––––––––––––––––––––––––––––––––––––––
IGREJA CATÓLICA
–––––––––––––––––––––––––––––––––––––-
Agora porém, párece que deu um reviravolta. De acordo com um artigo no Catholic News, Martino acha que a responsabilidade pela crise de alimentos “está nas mãos de pessoas inescrupulosas que visam apenas o lucro de certamente não o bem estar de todos.

O repórter cita Martino como ter acrescentado, “Um sistema mais justo de distribuição, e não a produção de alimentos geneticamente modificados é a chave para analisar o problema.”.
http://www.catholicnews.com/data/stories/cns/0900016.htm