Print

POR CLAIRE ROBINSON – EDITORA CHEFE

O súbito crescimento da demanda de “biocombustível”, inspirado por Bush, ajudou a rápida subida dos preços dos grãos, assim como precipitou possíveis falta dos mesmos, o que poderia expor milhões de seres humanos a uma fome mundial, enquanto a Monsanto o e os gigantes do agro-negócio ficam rindo a toa nos seu caminhos aos bancos. No entretempo os patrocinadores dos OGMs aproveitam a crise para promove-los como a solução para todos os nossos problemas.
Ver (LOBBYWATCH ESPECIAL: FOME E A CRISE DOS ALIMENTOS)

Não esqueça de ler algumas grandes CITAÇÕES DO MÊS
.
Claire
www.gmwatch.org/www.lobbywatch.org

–––––––––––––––––––––––––––––-
RESUMO MENSAL – CONTEÚDO
––––––––––––––––––––––––––––––

ATAQUES
PROBLEMAS COM ASSINATURA?
LOBBYWATCH ESPECIAL: FOME E A CRISE DE ALIMENTAÇíO
A FOME – CITAÇÕES DO MÊS
MAIS CITAÇÕES DO MÊS
FUSíO DE EMPRESAS
RESISTÊNCIA/PROIBIÇíO AOS OGMs
AÇÕES DO MÊS
ROUNDUP
PESQUISA
SAÚDE
CONSEQÜÊNCIAS NíO INTENCIONAIS
ENCRUZILHADAS GENÉTICAS

––––––––––––––––––––––––––––––––––––––
ATAQUES A GM WATCH
––––––––––––––––––––––––––––––––––––––
Como muitos de vocês já devem estar sabendo, recentemente o site da GM Watch foi alvo de um ataque cibernético maciço, que tirou nosso site do ar assim como nossas listas ‘off line’. Este foi apenas o último de, uma série de ataques danosos que sofremos por mais de um ano. Em conseqüência fomos obrigados a relocar nosso site e as nossas listas, processo que está em andamento.
Já conseguimos colocar nossas listas em operação – com alguns problemas de primeira dentição, veja abaixo – abrimos um site temporário – www.gmwatch.eu, enquanto estamos procurando reconstruir o site GM Watch.

A boa notícia, ao menos até agora, é que o site LobbyWatch continua de pé e operando (apenas a sua ‘home page’ foi apagada pelo ataque) e você pode assessor qualquer página de gmwatch.org (com exceção daquelas apagadas pelo ataque) substituindo ‘lobby’ por ‘gm’, p. ex. você pode achar:
todo o arquivo gmwatch, até o ataque em
http://www.lobbywatch.org/archive.asp
*os perfís da brigada em
http://www.lobbywatch.org/profile.asp?page=
*até mesmo a ‘home page’ do gmwqatch
http://www.lobbywatch.org/default.html

No futuro próximo estaremos dando mais informações sobre o ataque.


––––––––––––––––––––––––––––––––––––––
PROBLEMAS COM ASSINATURA?
––––––––––––––––––––––––––––––––––––––
Desde os ataques à GM Watch transferimos nossas atividades para um novo provedor que tem uma rígida política anti- spam. Em conseqüência fomos obrigados a pedir que todos os nossos assinantes renovassem sua subscrição em nossas listas de e mail. Se você estiver lendo isto e ainda não tiver renovado a sua subscrição ou queira subscrever a qualquer uma de nossas listas por favor proceda como segue:

1 – Email para This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it. especificando a qual lista você gostaria de subscrever: diaria (a muito ativa), semanal, mensal ou em alemão
2 – Você receberá um e mail de Confirmação de Subscrição. VOCÊ PRECISA APENAS CLICAR NO LINK FORNECIDO NAQUELE E MAIL PARA ATIVAR A SUA SUBSCRIÇíO. Se isto não for feito você não receberá nossos boletins.

Infelizmente, temos constatado que muitas pessoas que querem subscrever, executam o 1° passo corretamente, mas deixam de concluir com a 2ª etapa. Presumimos que isto se deve ao filtro anti-spam do servidor, ou ao seu próprio, que está evitando que a Confirmação de Subscrição de chegue a eles. Para evitar isto, por favor ponham na lista de confiáveis os seguintes endereços : This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.; This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.; This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.

Verifique também, por favor, a sua caixa de correio de Lixo ou de Spam, para verificar se a a Confirmação de Subscrição não está la.

––––––––––––––––––––––––––––––––––––––
LOBYWATCH ESPECIAL: A FOME E A CRISE DE ALIMENTOS
––––––––––––––––––––––––––––––––––––––

+ FANTASISTAS OGM EM PLENA ATIVIDADE
Até o presente nenhuma lavoura OGM, projetada para um aumento de produtividade, obteve sucesso e as evidencias apontam até para uma redução com plantios OGM – porém, a pretensão de que OGM é a solução para a atual crise de alimentos, é feita constantemente pelos que apóiam os OGMs. Por exemplo Simon Jenkins no The (London) Guardian na semana passada ‘o aumento de produtividade é uma coisa evidentemente tão boa que a proibição de importar OGMs pela Europa, portanto da África é mais do que perverso.’ Jenkins também descreve os OGMs como sendo o caminho mais direto para uma maior produtividade.’ E aqui temos Bill Emmott contando aos leitores do Telegraph que com os OGMs ‘A era de alimentos baratos não precisa ter uma fim. Estamos em posição de trazê-la de volta’. Ele alega, também, que os OGMs vão reduzir o consumo de fertilizantes!
http://www.lobbywatch.org/archive2.asp?arcid=9006

+ DESMASCARADO: O GRANDO MITO DAS LAVOURAS OGM
Um estudo novo e importante mostra que a soja OGM produz 10% menos alimento do que a sua convencional equivalente, solapando as recentes alegações dos lobistas pro OGM, de que uma mudança para esta tecnologia é necessária para resolver a crise crescente de alimentos causada pelos biocombustíveis. Este estudo, realizado no decorrer dos últimos três anos pela Universidade do Kansas – descobriu que a soja Bt da Monsanto produz cerca de 10% menos do que sua convencional equivalente. Esse novo estudo confirma uma pesquisa anterior pela Universidade do Nebraska . Ambos sugerem que provavelmente é o próprio processo OGM que suprime a produtividade.
http://www.independent.co.uk/environment/green-living/exposed-the-great-gm-crops-myth-812179.html

+ O MUNDO MALUCO DOS BIOCOMBUSTÍVEISI
De quem é a culpa pelo fiasco dos biocombustíveis, resultando no aumento calamitosos do preço dos alimentos? Uma porção opiniões apareceram, tentando por a culpa nos ambientalistas. Por exemplo, um artigo no Washington Post começa ‘George Bush e os verdes, geralmente adversários, juntaram forças para criar a crise de alimentos que hoje ameaça, de fome e inanição, milhões nos paises pobres. Os verdes há muito têm se empenhado em endemoninhar o consumo de petróleo e alimentos geneticamente modificados, numa cruzada contra o carbono, ‘de fato o movimento ambientalista, desde o início, alertou contra os biocombustíveis e as conseqüências de um amplo cultivo dos mesmos. Desde 2005 GM Watch esteve publicando alertas contra os perigos da promoção dos chamados ‘biocombustíveis’.
http://www.lobbywatch.org/archive2.asp?arcid=9005
http://www.lobbywatch.org/archive2.asp?arcid=9002

+ 400 CIENTISTAS AFIRAM QUE SAFRAS OGM NíO SíO A SOLUÇíO PARA A FOME
O maior estudo desta espécie já realizado – Avaliação Internacional de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Agrícola (IAASTD) – concluiu que OGMs não são a solução para a fome mundial. O relatório do IAASTD teve como autores mais do que 400 cientistas e foi assinado por 60 governos. A falta de apoio específico para as lavouras OGM foi baseada em uma análise rigorosa, peer-reviewed (revista pelos pares) das evidências empíricas. O relatório conclui: ‘A avaliação desta tecnologia está defasada com relação ao seu desenvolvimento, a informação é anedótica e contraditória, e uma incerteza com relação a possíveis benefícios e danos é inevitável.’
A relatório acrescenta que o aumento das lavouras bioenergéticas para automóveis, ameaça aumentar a deficiência mundial de nutrição. Ele enfatiza, também, a importância, para os agricultores pobres, da agricultura sustentável, a qual se baseia na biodiversidade, incluindo agro-ecologia e agricultura orgânica. Os EUA, o Canadá e a Austrália recusaram assinar este relatório, apesar de estarem entre os que apoiaram a seleção dos seus autores. Apesar do Reino Unido não ter, ainda, assinado, Bob Watson – cientista chefe do Defra que, também, independentemente presidiu a avaliação – está convicto de que o fará.
http://www.lobbywatch.org/archive2.asp?arcid=8998
http://www.lobbywatch.org/archive2.asp?arcid=8999
http://www.lobbywatch.org/archive2.asp?arcid=9001
http://www.lobbywatch.org/archive2.asp?arcid=9003
Pontos chave do relatório em:
http://www.guardian.co.uk/environment/2008/apr/15/food.unitednations

+ MITO DO GENOCÍDIO OGM NO ZMBIA RESSUSCITA
Um artigo no Financial Express da Índia, ressuscita o mito urbano do genocídio OGM no Zâmbia, de acordo com o qual a rejeição de alimentos OGM pelo governo zambiano, em 2002, resultou em inanição do povo. Na realidade ninguém morreu no Zâmbia quando rejeitou alimentos OGM. Alimentos não OGM, abundantes na região, foram fornecidos em seu lugar. A Cruz Vermelha zambiana é inequívoca: ‘Não registramos uma única morte devida à fome’. O artigo afirma que milhões morreram!!!
http://www.financialexpress.com/news/Genes-as-the-solution/301640/

+ OS FAMINTOS ZANGADOS
+ Um bom artigo por Raj Patel afirma que a crise dos alimentos não é um ‘tsunami silencioso’ ( como pretende Josette Sheran, chefe do programa Fome da ONU): Os pobres do Mundo têm posto a boca no mundo por décadas, porém a indústria do desenvolvimento não têm dado ouvidos.
http://commentisfree.guardian.co.uk/raj_patel/2008/04/the_angry_hungry.html

+ RAÇíO OGM COMPROMETIDA
De acordo com os promotores dos OGMs, os criadores na UE estão sofrendo com os altos preços das rações por causa da lentidão com que os OGMs são aprovados. Curioso é, então, que os criadores dos EUA estão sofrendo do mesmo problema de preços, incluindo criadores no Estado da Monsanto, Missoury. Estes se queixam de que o alvo de 10% para o etanol está engatilhando uma ‘redução da indústria da criação’, por promover uma alta nos preços das rações.
E, não só no Missoury é que estão ocorrendo problemas, Tyson's Foods – o grande conglomerado de frangos – acaba de anunciar um prejuízo que está sendo atribuído, em parte, aos altos preços das rações, enquanto o Departamento de Agricultura dos EUA estima que o preço do milho causou, no ano passado, um aumento de quase 9% no preço da carne. Tudo isto mostra, como observa Caroline Lucas, membro do Partido Verde da Inglaterra no Parlamento Europeu, que a tentativa de estabelecer um elo entre o aumento das rações e as regras da EU sobre OGMs é ‘ completamente falsa e insincera’.
http://www.iht.com/articles/2008/04/28/business/28tysons.php
http://www.onlineathens.com/stories/042708/opinion_2008042700877.shtml
http://www.columbiamissourian.com/stories/2008/04/27/analysis/

–––––––––––––––––––––––––––––-
FOME – CITAÇÕES DO MÊS
–––––––––––––––––––––––––––––-
’Ora, até que enfim descobriram, depois de todos estes anos de promover a globalização e as sementes geneticamente modificadas, que, ao invés de alimentar o mundo, criaram um sistema que deixa mais pessoas com fome. Se tivessem dado ouvidos aos agricultures em vez de às corporações, eles teriam sabido que isto iria acontecer’.
- Jim Goodman, fazendeiro de leite no Wiscoinsin, citado por John Nichols, ‘O sistema global dos alimentos alimenta em primeiro lugar as corporações insaciáveis’, no Philadelphia Enquirer
http://www.philly.com/inquirer/currents/20080427_The_global_food_system_feeds_gluttonous_corporations_first.html
‘O sistema global atual, projetado por conglomerados do agro-negócio nos EUA, tais como Cargill, Monsanto e ADM, e imposto pelo governo dos EUA e seus aliados no Banco Mundial, no FMI e na OMC, plantou sementes de desastres coagindo os agricultores, aqui e no exterior, a produzir safras para exportação e combustíveis alternativos, de preferência à alimentação saudável para consumo local e para uma estabilidade regional.’
, – John Nichols, ‘O sistema global de alimentação alimenta em primeiro lugar as corporações insaciáveis’ do Philadelphia Enquirer
http://www.philly.com/inquirer/currents/20080427_The_global_food_system_feeds_gluttonous_corporations_first.html

’Na semana passada o IAASTD concluíu que “dados sobre algumas safras OGM mostram, rendimentos variáveis em alguns lugares e redução em outros.” A porta continua aberta, na base de que seria imprudente excluir, no futuro, as lavouras OGM, porém como comentou a instituição Practical Action,“ o relatório concluiu corretamente que pequenos agricultores e métodos agro-ecológicos estabelecem o caminho futuro para afastar a crise atual de alimentos.” Está na hora de muitos autores da política cientifica pedirem desculpas e que questões urgentes devem ser levantadas agora, acerca das lições que tiraram do debate OGM.
http://www.guardian.co.uk/environment/2008/apr/30/gmcrops.food
Tivemos 10 anos e, suspeito, dezenas de milhares de libras, gastos na promoção das safras transgênicas, como solução para a fome global e da agricultura sustentável – em face de um balanço das evidências científicas.
… imagino quantas mortes devidas à fome nos paises em desenvolvimento teriam sido evitadas se autores de política cientifica tivessem aplicado esta filosofia (de tomar seriamente a opinião pública) com relação alavouras OGM há 10 anos atrás?’
- Dr. Tom Wakeford, ‘O público mostrou-se correto: as lavouras OGM não são uma panacéia’, no The Guardian
http://www.guardian.co.uk/environment/2008/apr/30/gmcrops.food

––––––––––––––––––––––––––––––––––––––
MAIS CITAÇÕES DO MÊS
––––––––––––––––––––––––––––––––––––––
’Ainda há um número preocupante de vozes contemporâneas, sugerindo que nem tudo está bem com o jornalismo científico. “A ciência, na mídia diária, freqüentemente informa com a mesma deferência dos jornalistas políticos dos anos 50,” diz Jonathan Leake, editor para ciência e meio ambiente do Sunday Times. “Muitas das tensões, brigas e fraudes na comunidade científica merecem uma atenção muito menor do que negócios ou política.”
- Iain Hollingshead, 'Atritos científicos', The Guardian
http://www.guardian.co.uk/media/2008/apr/28/dailytelegraph.pressandpublishing

––––––––––––––––––––––––––––––––––––––
FUSíO DE EMPRESAS
––––––––––––––––––––––––––––––––––––––
+ SAFRA DE MEDO DA MONSANTO
Um excelente artigo no periódico Vanity Fair, analisa a perseguição da Monsanto aos pequenos agricultores por meio de batalhas legais implacáveis, assim como a sua história de décadas de contaminação tóxica. O artigo examina o caso chocante do proprietário de um loja Gary Rinehart, que foi ameaçado, diante de seus fregueses, por um detetive particular a serviço da Monsanto. Ele alegava que Rinehart tinha plantado soja OGM da Monsanto, violando a patente da empresa. ‘É melhor confessor e chegar a um acordo com a Monsanto’, o homem teria dito a Rinehart – ‘ou enfrentar as conseqüências’. A questão era que Rinehart não era agricultor nem tinha plantado soja! O artigo traz, também, a história de outros agricultores que foram perseguidos em ações judiciais pela Monsanto. Isto deveria ser leitura obrigatória para todos os políticos que alegam que os OGMs dão ‘opção’ aos agricultores
http://www.lobbywatch.org/archive2.asp?arcid=8955

+ MONSANTO ATORMENTA AGRICULTORES E SELECIONADORES DE SEMENTES
David e Dawn Runyon, do Estado de Indiana, são uns dos últimos agricultores processados pela Monsanto sob a alegação de violação de patente – apesar do fato de afirmarem que nunca plantaram sementes OGM da Monsanto, ou de terem assinado qualquer compromisso com esta empresa. Desde então a Monsanto suspendeu o processo contra os Runyon, porém Mo Parr (74) selecionador de sementes, não teve a mesma sorte. Foi processado pela Monsanto, sob a alegação de que estava ‘ajudando e incentivando’ os agricultores e auxiliando-os na quebra de patente. ‘Não é possível que eu possa ser responsabilizado,’ disse Parr.’Não existe meio de se olhar uma semente de soja e dizer se ela é ou não é Round-up Ready.' A empresa abriu judicialmente os registros bancários de Parr, sem seu conhecimento, e descobriu seus clientes. Depois de receberem telefonemas da Monsanto alguns deixaram de falar com ele. ‘Isto realmente me feriu profundamente,’ disse Parr. ‘Você sabe, eu mal conseguia segurar uma xícara de café naquela manhã.’
http://www.mail-gateway.co.uk:32000/mail/

+ LOCUTOR AGRÍCOLA EXPULSO DEPOIS DE DENUNCIAR CAPANGAS DA MONSANTO
Learfield Communications, o locutor sediado na radio difusora The Jefferson City, no Estado do Missouri, cujo programa de notícias é ouvido em todo o cinturão agrícola, separou-se de um dos co-fundadores Derry Brownfield e seu programa diário chamado The Common Sense Coalition (A Coalizão do Bom Senso). Acontece que a Monsanto é um dos grandes anunciantes da divisão de anúncios da Learfield – da ordem de centenas de milhares de dolares ao ano.
Ocorre que Brownfield detesta a política da empresa de impor as suas patentes de sementes aos agricultores. Antes de perder o seu programa Brownfield citou do recente artigo publicado na Vanity Fair (veja acima), que relata a experiência dos agricultores dos EUA nas mãos do que chamam ‘a polícia das sementes’, usando palavras como ‘Gestapo’ e ‘Máfia’ para descrever tais táticas. O co-fundador da Learfield admite que foi a Monsanto que levou à demissão de Brownfield.
http://www.corporatecrimereporter.com/monsanto043008.htm

+ MONSANTO DUPLICA O PREÇO DO ROUNDUP
Uma década depois que a Monsanto introduziu as sementes OGM, que tornam as lavouras imunes ao Roundup, o preço do herbicida duplicou no ano passado. O lucro da Monsanto com sementes também duplicou.
http://www.lobbywatch.org/archive2.asp?arcid=8957

+ O QUE IMPULSIONA OS LUCROS DA MONSANTO?
Comentário da GM Watch: A Monsanto ainda está se beneficiado enormemente com o boom do etanol, precipitado pelo programa de George W. Bush, de subsídios à produção de etanol e dos seus efeitos colaterais. E, conforme as vendas do milho dispararam, aumentou igualmente a demanda pelo herbicida Roundup, muito usado com todas as variedades Rounup Ready. Além do incremento das vendas veio um brutal aumento dos preços da Monsanto, para explorar não só a demanda crescente, como também o preço crescente do milho e de outras commodities, desencadeado pelo desvio das safras para a produção de etano/biocombustíveis, que esgotaram dramaticamente os estoques mundiais. Isso atingiu a produção de alimentos, empurrando os preços a recordes de altura, com conseqüências potencialmente desastrosas para os pobres da Terra. Quando a isso se somam os impactos ambientalmente prejudiciais da maioria dos biocombustíveis, incluindo o etanol, fica claro sobre o que se apóiam os lucros da Monsanto – subsídios, devastação ambiental e encostar os pobres na parede.
http://www.lobbywatch.org/archive2.asp?arcid=8957

Comentário de Craig Sams: O professor Neil Harl previu cada detalhe desta roubalheira legalizada, lá atrás em 1998… Ele estava explicando porquê empresas como a Monsanto estavam pagando preços ridículos, varias vezes acima do valor de mercado, para obter o controle de empresas chave no ramo das sementes e do seu germoplasma – era para obter a posição de monopólio, para, agora que os preços do milho subiram, elevar o preço do Rounup (e sem dúvida das sementes), a fim de conseguir uma fatia maior deste aumento de preços. Meu primo, em sua região no Iowa, foi um dos últimos baluartes a resistir contra as sementes OGM, mas eventualmente desistiu porquê variedades de sementes não OGM não estavam mais disponíveis.
http://www.lobbywatch.org/archive2.asp?arcid=8960

––––––––––––––––––––––––––––––––––––––
RESISTÊNCIA/PROIBIÇíO AOS OGMs
––––––––––––––––––––––––––––––––––––––
+ ÍNDIA: AGRICULTORES TERMINAM MARCHA DE 4000 KM CONTRA SEMENTES OGM
Quase 150 agricultores realizaram um comício em Nova Delhi, depois de terem caminhado através de cinco estados, em protesto contra a política de sementes OGM do governo e procurando chamar a atenção para os apuros pelos quais os agricultores do país estão passando. A caminhada pacífica teve início em Champaran no Bihar no dia 26 de Março e prosseguiu através de Uttarakhand, Uttar Pradesh, Jharkhand e Rajasthan.
http://www.lobbywatch.org/archive2.asp?arcid=9000

+ NA ÍNDIA PROTESTOS EM MASSA CONTRA LAVOURAS OGM
Na Índia, sindicatos de agricultores, organizações de consumidores, grupos ambientais, organizações de desenvolvimento e cientistas preocupados protestaram contra a berinjela Bt, que está em seu último ano de experiência antes da esperada aprovação para a comercialização. Um protesto anti OGM está previsto, em Nova Delhi, para o dia 6 de Maio.
http://www.lobbywatch.org/archive2.asp?arcid=9000
http://www.i-sis.org.uk/gmProtestsIndia.php


+ PROTESTO EM TAMIL NADU
Agricultores encenaram um protesto contra os testes de campo com berinjela Bt, conduzidos na Universidade Agrícola de Tamil Nadu em Coimbatore.
http://www.lobbywatch.org/archive2.asp?arcid=9000

+ ÍNDIA: ORDEN DA SUPREMA CORTE SOBRE ITENS ALIMENTARES OGM ‘UM MARCO’
A ordem provisória, emitida pela Suprema Corte, mandando o governo da Índia tornar públicos os resultados dos ensaios de segurança dos itens alimentares OGM, representa um marco na campanha para a regulamentação da biosegurança, afirma o geneticista Dr Suman Sahai.
http://www.lobbywatch.org/archive2.asp?arcid=9000

+ ÍNDIA: PRORROGADA A ORDEM DE IMPORTAÇíO DE ALIMENTOS OGM
O Comitê de Aprovação de Engenharia Genética (GEAC) prorrogou a notificação emitida em agosto de 2007, que permitia a importação de alimentos OGM na Índia, sem permissão prévia. Esta notificação é significativa, tendo em vista a oposição manifestada contra a importação de alimentos OGM, cuja biossegurança não está comprovada.
http://www.lobbywatch.org/archive2.asp?arcid=9000

+ AUSTRÁLIA: INTERDIÇíO ÀS LAVOURAS OGM PRORROGADA POR PERÍODO INDEFINIDO
http://www .lobbywatch.org/archive2.asp?arcid=9014

+ CORRUPÇíO NA APROVAÇíO DE CANOLA
Greenpeace está solicitando ao Comitê Independente Contra a Corrupção que realize uma sindicância no processo por traz da aprovação de se plantar canola OGM no Estado de Nova Gales do Sul. A solicitação vem em decorrência da revelação de que o comitê, criado pra investigar se a canola OGM deveria ou não ser cultivada em NGS, consistia em sua grande maioria de defensores dos OGMs

+ AGRICULTORES PODERíO ENTRAR EM JUIZO CONTRA A CANOLA OGM
A Rede de Agricultores Preocupados está distribuindo cartas aos agricultores pro OGM, alertando-os que enfrentarão processos judiciais por indenização, devido a quaisquer prejuízos causado pela introdução de sementes OGM.
http://www.lobbywatch.org/archive2.asp?arcid=8958

+ A POLÍCIA PORTUGUESA CLASSIFICA AÇÕES ANTI OGM COMO TERRORISTAS
A polícia portuguesa declarou, em sua contribui9ção à ‘situação de terrorismo na UE e ao relatório de tendências’ na Europa que a destruição parcial de um campo OGM no Portugal é classificado como um ato de terrorismo. Nenhum outro governo europeu classificou desta maneira tais ações.
http://www.lobbywatch.org/archive2.asp?arcid=8992

+ FRANÇA: 2500 MANIFESTANTES PROTESTARAM CONTRA OGMs_
Numerosas manifestações foram realizadas em cidades, por toda a França, antes da abertura do debate, no Parlamento francês, sobre uma minuta de legislação OGM. Cerca de 2500 pessoas protestaram contra os OGMs em Rennes, Clermont-Ferrand, Toulouse, Bordeaux, Avignon, Nancy e Lille.
http://www.lobbywatch.org/archive2.asp?arcid=8947

+ FRANÇA: POLÍTICOS POR OGMs ‘CONTROLADOS’ PELA MONSANTO
Conforme Jean-Francois Legrand, líder no Parlamento francês do principal partido da Assembléia Nacional, o UMP, ‘o poder da Monsanto de outras empresas no ramo das sementes é fenomenal. A reação violenta de Bernard Accoyer (presidente da Assembléia Nacional) e de outros, no dia após a entrega do parecer, pelo Comitê de Prefiguração (o qual levantou ‘sérias dúvidas’ acerca do milho MON810), era de se ver. É necessário somente comparar os argumento de ambas as partes (políticos pro OGMs e das empresas de sementes) – eles são idênticos – para entender a origem de sua raiva. Eles são controlados. Eu fui procurado pela Monsanto mas recusei falar com eles. Quero permanecer livre’.
Artigo em francês:
http://www.lemonde.fr/sciences-et-environnement/article/2008/04/01/un-senateur-ump-estime-que-des-parlementaires-pro-ogm-sont-actionnes-par-les-semenciers_1029623_3244.html

+ MEDALHA ‘MONSANTO OURO’ POR DEVOÇíO IMBECIL AOS OGMs
Bernard Debre, membro da Assembléia Nacional francesa, foi agraciado pelo Greenpeace com a 'Monsanto d'Or' por todas as imbecilidades ditas por ele em apoio aos OGMs.
http://www.greenpeace.org/france/news/greenpeace-remet-un-monsanto-d

+ BASF PRONTA PARA PROCESSAR A UE
A industria química alemã BASF afirma estar preparada para tomar medidas legais contra a Comissão Européia, se a sua batata OGM não for logo aprovada.
http://www.lobbywatch.org/archive2.asp?arcid=9009

+ GRÉCIA AMPLIA INTERDIÇÕES AOS OGMs
A Grécia renovou sua interdição ao milho OGM da Monsanto, ampliando-a para incluir 70 variedades de sementes.

+ REDE PARA UMA SUÉCIA LIVRE DE OGMs
Um novo site foi montado para pessoas de toda Suécia, a fim de permitir intercambio de informações e encorajar as comunidades a se juntar à Rede Européia de regiões livres de OGMs.
http://www.lobbywatch.org/archive2.asp?arcid=8946

+ A BATALHA DO MILHO OGM NO MÉXICO
Por mais de um ano, agricultores, cientistas e ativistas por todo o México estiveram se mobilizando, sob a bandeira ‘Sem milho não há país’. A campanha tem organizado protestos contra a importação de milho OGM e em apoio das variedades nativas. Campesino e ativistas nativos por todo o México juraram que vão continuar a luta de fazer o que mais ninguém fará: proteger o milho mexicano, os agricultores e os povos indígenas. ‘Melhor morrer lutando’ diz , com lágrimas nos olhos, Don Serdan, ativista pelos direitos dos índios ‘do que, de joelhos, implorar por comida que nos próprios podemos produzir’.
http://www.lobbywatch.org/archive2.asp?arcid=8953

+ EUA: AGRICULTORES FAMILIARES SE REUNEM NO ESTADO DA MONSANTO
Cento e cinqüenta agricultores familiares reuniram-se na capital do Missoury para proteger os direitos dos consumidores de saber como é produzida sua alimentação. O projeto de lei SB 1279, tramitando na câmara e no senado, derrubaria a rotulagem que permite aos consumidores de saber que os seus laticínios foram produzidos com o uso do rBGH, um hormônio que aumento a produção de leite das vacas. O projeto de lei é anti-agricultor, anti-consumidor e anti-negócios, diz Rhonda Perry, pecuarista e produtora de grãos no município de Howard. ‘Os consumidores têm o direito de saber como sua comida é produzida e os agricultores devem ter o direito de informa-los’.
http://www.lobbywatch.org/archive2.asp?arcid=8951
http://www.lobbywatch.org/archive2.asp?arcid=8956

+ EUA: A MONSANTO PLANEJA NEGAR ESCOLHA AOS CONSUMIDORES
A Monsanto e seus patrocinadores estão procurando criar uma colcha de retalhos de leis estaduais a fim de evitar que laticínios rotulem seus produtos como livres de rBGH. Na realidade eles querem exatamente aquele tipo de colcha de retalhos legal, que anteriormente disseram ser totalmente inaceitável, quando forçaram uma legislação que proibia iniciativas que permitiam que cidades e municípios se declarassem livres de OGMs, diz Ken Roseboro no Relatório Orgânico & Não OGM
http://www.lobbywatch.org/archive2.asp?arcid=8956

+ CORTE REJEITA APELAÇíO PARA GRAMA OGM
A Corte Federal de Apelação rejeitou a apelação da Scotts Grass Company, dando fim a uma longa disputa acerca da aprovação, pelo Departamento de Agricultura dos EUA (USDA), sem uma avaliação adequada de potenciais impactos ambientais, de testes de campo com gramas OGM Roundup Ready. As gramas OGM são propriedade da Scotts Grass Company, com o uso de patentes da Monsanto. Em 2007 uma corte federal distrital decretou que a aprovação, pelo USDA, dos testes de campo era ilegal, porquê não obedecia ao decreto de Política Ambiental Nacional, porém a Scotts apelou.
http://wwnw.centerforfoodsafety.org/bentgrassPR3_19_08.cfm

––––––––––––––––––––––––––––––––––––––
AÇÕES DO MÊS
––––––––––––––––––––––––––––––––––––––

+ PEÇA AOS COMISSÁRIOS DA UE QUE DIGAM NíO À BATATA OGM E AO MILHO PESTICIDA
O Greenpeace Internacional alerta sobre uma votação importante, relativa aos OGMs, que deve ocorrer em Bruxelas no dia 7 de Maio. A indústria agro-química quer obter da UE a permissão de cultivar milho pesticida e batata OGM. Nos queremos que os Comissários da EU, no dia 7 de Maiom digam NíO por ocasião da discussão destas aplicações. Por favor escreva, esta semana a todos os Comissários europeus:
http://www.email.greenpeace.org/wrdddppq_kssskmb.html?RECIPID=888904

+ ÚLTIMA OPORTUNIDADE DE FECHAR A PORTA A OGMs HUMANOS – POR FAVOR AJA
Em breve os parlamentares britânicos vão decidir, se vão ou não permitir que os cientistas iniciem a derradeira pesquisa em engenharia genética: a criação de seres humanos ‘geneticamente projetados’. No Decreto de Fertilização Humana e Embriologia, agora tramitando no Parlamento, o governo quer permitir a criação de embriões humanos como primeiro passo no desenvolvimento de uma tecnologia segura de criar bebês OGM. A criação de bebês OGM não é apenas um cenário hipotético: cientistas britânicos de ponta como Robert Winston e Ian Wilmut, já patentearam técnicas para isto, incluindo o patenteamento de sêmen e de embriões humanos. Se você se importa com o impacto de alimentos OGM no meio ambiente, não faz sentido se calar a respeito disso
O QUE FAZER
O decreto provavelmente será debatido em meados de Maio
*Escreva aos seus Deputados para que saibam sua opinião sobre os planos do governo. http://www.hgalert.org/Sample_letter.html
Por favor envie cópias de suas mensagens para This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
*Escreva ao ministro responsável pela legislação: Dawn Primarolo MP, Department of Health, Richmond House, 79 Whitehall London SW1A 2NS; This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
*Apoie a campanha do Alerta de Genética Humana (http://www.hgalert.org): diga lhes o que você fez e, se possível faça uma doação para ajudar na campanha.
http://www.lobbywatch.org/archive2.asp?arcid=9008

––––––––––––––––––––––––––––––––––––––
ROUNDUP
––––––––––––––––––––––––––––––––––––––

+ POR TRAZ DO RÓTULO _ ROUNDUP
Excelente artigo no The Ecologist destaca que. quando você compra um produto como o Roundup, por exemplo, você está comprando uma porção de outros assuntos com os quais provavelmente você nunca sonhou – contaminação global com pesticidas, perda de biodiversidade, aumento de má saúde e apoio às safras OGM.
EXTRATO: Em 2002 cientistas franceses descobriram que o Roundup ativa uma das etapas chave da divisão celular, o que potencialmente, pode provocar câncer. Existe, também, uma pesquisa mostrando que, mesmo uma breve exposição ao glifosato, provoca danos a fígados de ratos. A pesquisa indica que o glifosato age em sinergia com o surfactante usado no Roundup, aumentando os danos ao fígado. O rótulo Fast Action Roundup weedkiller (Herbicida Roundup de Ação rápida) alega que ele biodegrada não deixando resíduos no solo. Na realidade o que ocorre é que o glifosato se liga, como se fosse um imã, aos minerais do solo, permanecendo mais ou menos in situ até que o solo é removido – por uma chuva pesada por exemplo. É então que o glifosato pode passar ao abastecimento de água com um impacto ambiental muito mais amplo. Em abril de 2005 cientistas da Universidade de Pittsburgh, EUA, sugeriram que o Roundup é mortal para formas de vida diferentes das plantas – no caso os anfíbios. Em um amplo estudo, em ambiente natural, sobre o efeito dos pesticidas em organismos ‘não alvo’, os pesquisadores descobriram que o Roundup causa uma redução de 70% na biodiversidade dos anfíbios e uma redução de 86 % na massa total de gerinos. Gerinos de rãs e de pererecas foram praticamente eliminados pela exposição ao herbicida.
http://www.lobbywatch.org/archive2.asp?arcid=9007

––––––––––––––––––––––––––––––––––––––
PESQUISA
––––––––––––––––––––––––––––––––––––––

+ SEMENTES OGM ‘PODEM SOBREVIVER POR 10 ANOS’
As sementes de algumas lavouras OGM podem persistir por ao menos 10 anos, descobriram os cientistas. Pesquisadores suecos examinaram um campo, no qual havia sido plantada canola experimental há uma década, e acharam que espontâneos transgênicos ainda estavam germinando. Isto, a despeito de intensos esforços, nos anos subseqüentes, de remover as sementes. Mark Westoby, um ecologista de plantas da Universidade Macquarie, na Australia, disse: ‘Este estudo confirma que lavouras OGM são difíceis de confinar. Deveríamos partir do pressuposto que organismos OGM não podem ser confinados e perguntar, em vez disso, o que fazer com eles quando escapam’.
http://www.lobbywatch.org/archive2.asp?arcid=8950

––––––––––––––––––––––––––––––––––––––
SAÚDE
––––––––––––––––––––––––––––––––––––––

EFEITOS MALÉFICOS DO ALGODíO BT
Relatórios surgiram na Índia, dizendo que durante os últimos 4 a 5 anos o leite de animais, alimentados com sementes de algodão Bt, provou ser tóxico para humanos assim como para animais domésticos. O Dr Sudhir Kumar Kaura, biotecnólogo e coordenador do grupo de agricultores Kisan Bachao Andolan, liderou uma equipe que realizou amplos estudos científicos de campo. A equipe informou à imprensa que os efeitos maléficos do algodão Bt à saúde de animais domésticos e de seres humanos podem, agora, ser percebidos não só nas áreas rurais, como também em áreas urbanas. Afirma-se que o algodão Bt causou mortes prematuras, redução na quantidade em qualidade do leite, sérias falhas na reprodução e falsa gravidez em milhares de animais domésticos
http://www.lobbywatch.org/archive2.asp?arcid=9000

+ NOVO PANFLETO SOBRE RISCOS OGM À SAÚDE
O Instituto de Responsabilidade Tecnológica editou um panfleto simples e acessível sobre os riscos à saúde causado pelos OGMS. Para ver em pdf, ir para
http://www.seedsofdeception.com/utility/showDocumentFile?objectID=140

+ MAL DE MORGELLON PODE ESTAR LIGADO À ALIMENTAÇíO OGM
http://www.naturalnews.com/023004.html
'Agrobacterium e Mal de Morgellons, Uma conexão OGM?
http://www.i-sis.org.uk/agrobacteriumAndMorgellons.php

––––––––––––––––––––––––––––––––––-.–––
CONSEQÜÊNCIAS NíO INTENCIONAIS
––––––––––––––––––––––––––––––––––––––

+NOVO SITE EXPÕE CONSEQÜÊNCAS NíO INTENCIONAIS DE OGMs
O Nature Institute (Instituto Nature) inaugurou um novo site com o objetivo de provocar, em bases científicas mais aceitáveis, o debate público acerca de OGMs. Examinando uma volumosa literatura técnica, o site coleta informação a respeito das conseqüências intencionais e não intencionais de experimentos OGM
O site se encontra em http://nontarget.org
http://www.lobbywatch.org/archive2.asp?arcid=9012